Prepare o lançamento do seu livro antes

11 de maio de 2021

Prepare o lançamento do seu livro antes

Data de Publicação: 11 de maio de 2021 20:24:00 PAPO COM O ESCRITOR - A produção para a divulgação da sua história começa muito antes de você começar a escrever o seu conteúdo.

Compartilhe este conteúdo:

 

Os detalhes que envolvem o projeto em torno de um trabalho literário são muito maiores do que se imagina e necessários.

 

 

O lançamento de um livro é um projeto.

Nem todos os autores encaram dessa maneira, mas é fundamental que façam isto.

A preparação antecipada para o lançamento da sua história é o que garante vendas.

O processo não começa na trama em si.

Ele começa quando se define que livro será escrito. A partir dali se iniciam os preparativos para levar a informação ao público.

O primeiro passo é a definição do conteúdo, prazo de produção e objetivos que se quer com ele, ou seja, aonde se quer chegar.

Por exemplo, se o livro a ser escrito vai contar os dramas vividos por mulheres de uma determinada região com o câncer de mama, é preciso escolher uma data adequada de lançamento que aproveite o conteúdo.

Uma ideia: o livro pode ser apresentado ao público durante o mês de outubro, quando se lembra a campanha “Outubro Rosa”, que visa chamar a atenção para o exame das mamas.

Então, o autor ou autora precisa começar a escrever em maio/junho para dar tempo.

No início, o projeto de lançamento pode prever a introdução do autor/autora no mercado de livros com a apresentação do seu perfil e do que ele/ela está escrevendo.

Nesse ponto, o autor pode dar entrevistas, gravar podcasts e aparecer em eventos.

Quando o livro começa a se materializar, já podem ser divulgados trechos da obra.

A regra mais importante nesse momento é não esconder o livro. Não tenha medo de perder o interesse com as divulgações. Ocorre exatamente o contrário nesse caso.

Quem não lembra de “Cinquenta Tons de Cinza” que viraram fenômeno de divulgação?

Isto ocorreu porque vários trechos começaram a circular e as pessoas começaram a comentar e a espalhar entre conhecidos.

É esse o objetivo dessa divulgação.

Entram aqui as redes sociais.

É importante não fazer redes com o nome do livro ou de alguma coisa temporal relacionada a ele, pois, se se fizer isto, ela só servirá para aquele projeto, o que é um desperdício.

As redes sociais exigem seguidores e engajamento para servirem à divulgação.

Portanto, ter uma rede ativa é a opção mais produtiva nesse processo. Assim, coloque-as no nome do autor e não da obra.

A obra passa, o autor fica.

Ao menos no que se refere ao marketing para a divulgação e venda do livro.

Evidentemente se a obra tiver um conteúdo forte, ele ficará independentemente do seu autor, mas essa é uma situação futura.

Na rede social, escolha um nome fácil. Se o seu nome de autor for longo ou complexo, opte por um nome só ou por um apelido.

Uma condição fundamental é ter uma boa assessoria de imprensa para criar um networking dentro da comunidade literária e dentro da imprensa para a divulgação.

Entram aí relacionamentos com blogs literários e perfis no instagram de leitores que fazem a apresentação de obras literárias.

Se a divulgação for bem-feita, o autor pode ser convidado para eventos e palestras.

Aliás, esse trabalho precisa ser feito por uma para ocorrer antes do lançamento oficial.

Por fim, quando o livro estiver praticamente concluído, é o momento de preparar o lançamento propriamente dito.

Além da festa para reunir a imprensa e os leitores, é preciso investir em algo que chame a atenção para marcar o momento.

Prepare o evento com a presença de convidados importantes que possam apresentar o escritor e avalizar a sua obra.

Às vezes uma apresentação teatral de trechos do livro que possam conquistar o leitor.

Uma boa assessoria de imprensa consegue colocar o autor em entrevistas, programas e especiais que tratem do assunto.

Acompanhe também as tendências do mercado. Veja o que está acontecendo para aproveitar o melhor momento. O autor deve participar de eventos, workshops e cursos de capacitação para mostrar a sua obra.

É chave nessa andança ter um material de qualidade para expor. Isto dá uma impressão positiva para editoras, agentes literários e para os profissionais da imprensa.

Se você vai lançar um livro, reserve recursos para essa etapa para garantir a apresentação.

 

 

Anote isto

De segunda a sexta-feira você encontrará um artigo novo neste espaço sobre escrita criativa, literatura, filmes e livros em geral.

Imagem da Galeria Há toda uma indústria por trás do lançamento de um livro
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário
 (19) 97823-9494
 contato@eloydeoliveira.com.br