Pós-pandemia requer adaptações corporativas

8 de dezembro de 2020

Pós-pandemia requer adaptações corporativas

Data de Publicação: 8 de dezembro de 2020 18:52:00 Mudanças provocadas pelo isolamento social e crise econômica serão ainda mais aprofundadas a partir de agora.

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Cenário de pós-pandemia exigirá mais dos colaboradores e líderes das corporações. A nova realidade cobrará profissionais com novas soft skills para enfrentar as mudanças. Quem não se adaptar, ficará para trás.

 

 

Dentro do conceito de Lifelong Learning, que significa atualização contínua sobre a própria área de atuação, incorporando soft skills para a melhoria, as corporações e os seus colaboradores e líderes precisam se adaptar para o período pós-pandemia, já que o mercado será totalmente diferente.

Entre as soft skills que serão cobradas dos profissionais estão principalmente o pensamento crítico e a solução de problemas, mas também se exigirá resiliência, flexibilidade, levantamento global, liderança e inovação, o que indica que os colaboradores e também as suas chefias terão de passar por uma requalificação.

Será necessário reconstruir uma relação de confiança entre colaboradores e líderes, mas agora com uma postura mais empática, de forma que se compreenda quem são as pessoas que estão desempenhando as funções na corporação e não só o papel que elas tinham ou têm dentro da organização.

É fundamental ainda que os líderes fortaleçam a comunicação e que a tornem cada vez mais transparente, de modo que possam desenvolver as habilidades dos funcionários. Essa comunicação precisa orientar o trabalho frente aos novos objetivos, esquecendo-se do conceito simples das horas trabalhadas.

As empresas terão de oferecer o trabalho à distância como opção a quem preferir adotar essa modalidade, que foi muito utilizada durante a pandemia e mostrou ganhos. Outra questão é que a tomada de decisões deve ocorrer de baixo para cima, com forte consideração das opiniões e necessidades das pessoas.

Por fim, a preocupação com a saúde física e mental dos colaboradores é situação que não pode escapar aos planos de gestão dos líderes. A saúde impactou sobremaneira os colaborares nesse período de pandemia e boa parte daqueles que não adoeceram fisicamente estão doentes mentalmente.

É preciso ainda potencializar e trabalhar melhor essas habilidades pessoais dos profissionais, sobretudo porque elas terão de fazer frente ao trabalho remoto parcial ou total. Investir nisto significa reconhecer mais do que as novas soft skills, mas também ir além da tecnologia como saída comercial.

Pesquisa da Workana, maior plataforma de freelancers da América Latina, revela que 67,8% dos empreendedores brasileiros tiveram de criar soluções para fazer vendas online na pandemia. Isto ocorreu por conta do isolamento social parcial e também por causa da crise econômica gerada pela Covid-19.

As adaptações envolveram principalmente a presença corporativa nas redes sociais (22,7%) e em canais para se comunicar com os clientes (20,3% em vendas pelo whatsapp e 15% na criação de sites). Mas isto não é suficiente para o futuro pós-pandemia, porque as mudanças não pararam aí.

Evoluir sempre é fundamental para acompanhar essas mudanças. Afinal, o mundo é volátil, incerto, complexo e ambíguo, o que faz com que novas realidades surjam cotidianamente e sem uma base de sustentação construída no longo prazo. Ao contrário, ela está sendo erguida junto com os novos projetos.

A atuação dos líderes precisa espelhar essa nova realidade, que significa apostar em uma estrutura de baixo para cima capaz de ouvir e compreender as necessidades dos profissionais e voltar os seus esforços para desenvolver a inteligência emocional dos colaboradores frente a essa nova e desafiadora realidade.

 

 

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Imagem da Galeria Nova realidade exigirá mais dos colaboradores e líderes
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