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Evite ser enganado na Black Friday
Data de Publicação: 26 de novembro de 2020 14:42:00 Cuidados que podem ser adotados durante a promoção de vendas do comércio ajudam a manter os bons negócios.
SEM TEMPO? ENTÃO VEJA O RESUMO
Cautelas tomadas pelo consumidor afastam dissabores depois das compras. Não custa observar pequenos detalhes na hora de gastar presencialmente ou online. Avalie sempre todas as possibilidades.
A Black Friday acontece nesta sexta-feira (27) e nunca é demais tomar algumas cautelas para evitar cair em armadilhas, provocadas tanto pelo exagero quanto pela desatenção. Como se trata de uma promoção de preços acompanhada de uma publicidade muito intensa é normal existir uma certa ansiedade.
São tantas ofertas que é comum o consumidor sentir indecisão por medo de perder o melhor negócio e não é raro viver o sentimento ao final de que será que eu comprei o que não poderia comprar? Para evitar tudo isto, o melhor a fazer é se preparar para as compras fazendo um planejamento de tudo o que pretende.
A primeira coisa a fazer é uma lista do que almeja comprar. Comece com os bens mais necessários e que você realmente precisa para a sua casa. Coloque os que você sonha só no final. Assim, a escolha vai refletir uma realidade sensata e carregada do sentimento de utilidade, o que evita se sentir arrependido depois.
Estabeleça um limite. Determine um valor máximo para gastar com as compras, sem que isto afete o seu orçamento. Ter um limite impõe uma observação mais apurada do gasto. Dessa maneira, a avaliação levará em conta uma realidade palpável e não uma realidade de sonho, que leva sempre a gastos maiores.
Como regra geral, fuja de sites e de links que você não conhece. Entrar em endereços assim o levará a gastar o que não previa e a se envolver em uma transação que pode lhe custar dissabores. É preciso lembrar que as compras online devem ser feitas com a certeza da entrega e de que o produto realmente é bom.
Não faça compras usando links, como por exemplo promoções recebidas pelo WhatsApp. O acesso ao produto diretamente do site é a melhor alternativa para garantir segurança. Muitas vezes links que vem pelo whatsApp carregam endereços ocultos que podem captar os seus dados e suas informações sem que perceba.
Por último, não deixe de avaliar o cashback. Trata-se de fazer uma compra e ter parte do valor pago reembolsado. Nessa Black Friday, esta pode ser uma modalidade muito interessante. Mas observe se a proposta está clara e se a empresa que se propõe a fazê-la é realmente de confiança. Do contrário, não faça.
Com o cenário pandêmico, o e-commerce será muito empregado nessa Black Friday. Aí algumas providências devem ser tomadas para evitar cair em golpes no ambiente virtual. A primeira delas é em relação ao pagamento utilizando cartões de crédito. Verifique se há um cadeado na barra de pesquisa da página.
Esse cadeado deve estar visível na página onde serão inseridas as informações do cartão. Isto indica que aquela página terá as informações todas criptografadas. Isto é muito importante para a segurança dos dados. Páginas abertas podem servir para fraudadores pegarem os seus dados e usarem ao bel prazer.
Ainda em relação ao pagamento, evite fazer transferências bancárias, sobretudo agora com o PIX. Essa é uma forma de pagamento instantânea e que não possibilita o estorno caso haja alguma irregularidade. Fazer transferência bancária só em último caso e se não tiver outra possiblidade ou se valer muito a pena.
Verifique se o produto ofertado tem procedência, isto é, se outras pessoas já compraram nesse mesmo site, quais são as referências, os comentários dos compradores. O Procon – SP tem uma lista com sites não recomendados. O consumidor deve ficar atento. Cheque também no consumidor.gov.br.
Como regra geral, antes de ir para a Black Friday separe o preço praticado nos produtos que deseja para que possa comparar. Muitos comerciais não agem corretamente e aumentam o preço em vez de baixar. Se flagrar uma situação dessas, denuncie. O Código de Defesa do Consumidor permite desistir da compra.
A desistência pode ser feita em até 7 dias úteis, sem ônus para o consumidor e sem a necessidade de explicar o motivo. Caso você se sinta enganado poderá praticar esse direito válido para o comércio eletrônico. Além disso, denuncie para que o mau comerciante não prejudique os bons e nem mais consumidores.
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De segunda a sexta-feira tem um artigo novo neste espaço sobre política, economia ou negócios.
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