Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
8 dicas para estimular a sua criatividade
Data de Publicação: 5 de fevereiro de 2021 21:58:00 O processo criativo é desgastante para a nossa mente, ainda mais quando fracassamos, mas é possível resolver.
Preparar um livro ou um trabalho dentro da escrita criativa nem sempre é tarefa fácil. Em algumas oportunidades perdemos o essencial, a criatividade. Neste texto dou dicas para que isto não aconteça mais.
É mais fácil para nós, humanos, nos lembrarmos dos fracassos, das dificuldades, dos momentos ruins. Isto ocorre porque não admitimos que possa acontecer. Mas esses momentos são mais frequentes do que se imagina. Por isto, use este guia para estimular a sua criatividade e se livrar desse mal.
Se praticar essas dicas diariamente, verá que os momentos em que a criatividade está veemente e em que a escrita flui com muita rapidez também podem ser mais frequentes e aí produzirá coisas lindas de verdade.
O processo criativo demanda muito da nossa mente e das nossas emoções. Existem escritores que passam dias, semanas, meses e até anos sem conseguir escrever algo que considerem bom. E, ao final desse período, se sentem exaustos sem terem produzido.
Mas como proceder quando parece que o seu lado criativo resolve fugir?
Bem, eu vou te ajudar com oito dicas de como estimular a sua criatividade.
Não são mágicas nem a panaceia do processo criativo bloqueado ou com interferências, mas elas são eficazes, tenha certeza. Arrisco a dizer que não falham se praticadas corretamente.
Primeiro: leia muito, mas não só sobre o assunto que você está escrevendo. Abrir o leque te permite conhecer outras fórmulas. Nada impede que use algo comum no terror em uma história de amor. Eu mesmo escrevi uma história na qual a personagem é sequestrada e passa horrores até descobrir que era o namorado quem a sequestrou e para fazer uma surpresa de aniversário.
Segundo: enxergue o problema claramente. O que você quer escrever? Quais são os entraves? O que é possível fazer para chegar lá? Tente encontrar as formas de solução. Quando se foca no problema, a resposta vem.
Terceiro: mantenha sempre a mente aberta para novas ideias. Nunca ache nada errado, inalcançável ou fora da realidade. Tudo é possível na escrita criativa. O fantástico, o sobrenatural, a ficção científica, tudo é criação da mente do escritor. Quantos escritores, como Júlio Verne, por exemplo, não pensaram muito antes em coisas que temos só hoje? Deixe a mente vagar por qualquer terreno.
Quarto: faça anotações sobre o que você quer abordar na escrita. Surgiu uma ideia? Coloque-a no papel, no celular, no computador. Mesmo que ela não faça sentido. Mesmo que esteja fora do que pretende. De alguma maneira sua mente vai trabalhar para chegar ao que procura e te dará a saída.
Quinto: assista vídeos, os conteúdos audiovisuais costumam trabalhar mais em nosso cérebro. Esses vídeos trazem o movimento de que nossa criatividade precisa. São eles que vão fazer a nossa cabeça pegar no tranco muitas vezes. Não desperdice a oportunidade. Verá que o retorno vem.
Sexto: desenvolva o seu alerta para curiosidades. Normalmente, passamos ao largo daquilo que não nos interessa. Mas observe que tudo pode ser aproveitado. Um dia eu estava em um ônibus que me levaria a São Paulo e entrou uma mulher e a filha e as duas discutiam sobre alguém que ficara. Comecei a prestar atenção no diálogo. Não tinha nada ver comigo, mas como desligar? Estavam próximas. Percebi um sotaque e notei que as frases tinham expressões curiosas. Anotei tudo rapidamente e isto me rendeu o capítulo de um livro que escrevi.
Sétimo: tenha sempre por perto a sua maior motivação e inspiração. Aquilo que mexe com você. Seja uma pessoa, uma música ou um objeto. Algo que te leve a pensar, a viajar na imaginação. Isto faz com que consiga se liberar mais facilmente. Mal comparando é como quando você vai fazer xixi e não sai. Basta abrir a torneira e deixar a água escorrer e pronto.
Oitavo: Coloque sempre as ideias em prática. Não desista de nada. Às vezes, nós, escritores, escrevemos uma frase e paramos. Aí deixamos de lado aquilo. Mas, se insistirmos, vamos chegar a alguma coisa. Se não ficar bom, guarde novamente. Pode ser que melhore daqui a algum tempo. Não despreze nem pare nada no meio.
Pronto, agora escrever de forma criativa ficou muito mais fácil, não ficou?
Anote isto
De segunda a sexta-feira você encontrará um artigo novo neste espaço sobre escrita criativa, literatura, filmes e livros em geral.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|