Você já pensou em ter um agente literário?

22 de fevereiro de 2021

Você já pensou em ter um agente literário?

Data de Publicação: 22 de fevereiro de 2021 22:20:00 Esse profissional pode ajudá-lo na elaboração do conteúdo do seu livro ou pode ainda produzir o material para a sua empresa.

Compartilhe este conteúdo:

 

Assessoria técnica capacitada para entender o momento do escritor e todas as suas possibilidades é algo fundamental. Nenhum grande nome da literatura se fez sem a ajuda de uma boa parceria literária de apoiamento.

 

 

Quem se aventura a escrever um livro e a se tornar um escritor profissional se assemelha muito a um chef de cozinha que monta o seu próprio restaurante e se lança a produzir pratos originais, especiais e assinados.

Nos dois casos, o que importa e o que fará a maior parte do sucesso será a produção criativa.

Se um escritor não tiver uma ideia original, um bom desenvolvimento da sua história e um final que seja surpreendente ao menos, não fará o sucesso que espera e de que precisa.

O mesmo se aplica ao chef de cozinha, que não crie um prato com o qual venha a ser conhecido ou ainda se não fizer um cardápio que o distinga dos demais da sua área.

Mas o que faz tanto um profissional quanto outro chegar ao desejado sucesso são as pessoas que os assessoram nas suas atividades-mães, como um agente literário no caso do escritor e um cozinheiro no caso do chef.

Focando na área da escrita, que é a minha expertise, ofereço a você escritor que está começando uma mentoria literária.

Trata-se de um trabalho técnico e estético cujo objetivo é aprimorar as suas produções.

A mentoria faz o acompanhamento da produção textual, presta apoio ao planejamento e revisão dos textos e isto inclui apontamentos periódicos, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais, dependendo da sua agenda.

Existem três formas principais de prestação desse serviço: a primeira é a leitura crítica, depois vem a revisão textual propriamente dita e por último o uso de ghostwriting.

As três podem ser realizadas em conjunto em um pacote completo de serviços ou então de forma individual, sobretudo a de ghostwriting.

Como leitura crítica entende-se uma análise técnica do original com detalhamento minucioso de todas as etapas da produção. Faço o papel dos leitores beta, ou seja, aqueles que fazem o teste da leitura antes da divulgação.

Mas com o diferencial de ter uma capacitação profissional em linguagens e formas narrativas da literatura de ficção e uma vivência na área.

O foco desse trabalho é preparar os seus originais para serem enviados às editoras e asseguro que ele é decisivo para a aceitação ou rejeição dos seus trabalhos.

Acrescente-se a essa atividade ainda o de revisor literário, que é a análise da estrutura do material ficcional, apontando pontos fortes e fracos da narrativa, para que o autor possa tirar as pontas soltas e amarrar melhor o texto.

A boa leitura crítica oferece sugestões ainda de ajustes considerando o mercado editorial e o gênero literário da obra em análise, o que permite ao autor verificar a viabilidade comercial do material que está produzindo.

Já a revisão textual nada mais é do que a verificação ortográfica e gramatical com o fim de tornar o texto final mais claro, sem que isto interfira no estilo e na estrutura original.

A revisão textual ainda trabalha no sentido de garantir que as ideias centrais da mensagem idealizada pelo autor estejam apresentadas.

Essa atuação da revisão textual se assemelha ao papel desempenhado pelo leitor. Só que, neste caso, esse leitor passa a fazer parte da construção do texto, consignando consolidação ao autor antes de enfrentar o grande público.

Por fim, o trabalho de ghostwriting é o de uma escrita anônima de obra literária, artística, científica ou política. Isto quer dizer que o meu trabalho será o de produzir uma obra literária no seu conjunto sob a encomenda do autor e com a transferência da autoria para ele.

 

 

Anote isto

De segunda a sexta-feira você encontrará um artigo novo neste espaço sobre escrita criativa, literatura, filmes e livros em geral.

Imagem da Galeria Ter alguém para ajudar na hora de produzir um livro é fundamental
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário
 (19) 97823-9494
 contato@eloydeoliveira.com.br