Valorizar a equipe fortalece o líder

6 de fevereiro de 2021

Valorizar a equipe fortalece o líder

Data de Publicação: 6 de fevereiro de 2021 18:19:00 Quem comanda pessoas precisa ter em mente que essa ação é via de mão dupla: não existe satisfação só de um lado.

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Quem comanda precisa ver o que vai na cabeça do comandado. Isto não significa ser amigo ou confidente, mas saber dar a importância que cada um tem. Do contrário, as pessoas se dispersam e se perde o essencial.

 

 

Aprendi a duras penas que o líder que valoriza a sua equipe sai fortalecido do processo, não importa onde esteja nem o que faça.

Mas o que é dar valor aos seus comandados? Muita gente se pergunta isso quando assume um posto de liderança. Nem todos conseguem compreender, infelizmente.

O primeiro passo é entender a relação entre líder e liderados.

Ela não pode ser de opressão e menos ainda de amizade.

Não se trata de um grupo que se reúne para conversar, falar de futebol ou de moda e simplesmente tocar a empresa.

O grupo deve ter uma meta e conceitos para se guiar.

Deve contar com o conhecimento da importância do seu trabalho para o todo da empresa.

Do contrário, o que se terá serão comandados sem perspectiva que não veem a hora de voltar para casa ou só sair da empresa.

Quando se tem nitidez sobre o que é a relação, se consegue o comprometimento, que é o passo fundamental para o sucesso.

Tive a sorte e o desafio de assumir a direção de um dos dois jornais existentes em Salto, onde moro, quando ainda tinha pouco mais de 20 anos e nenhuma experiência profissional.

O saudoso já extinto jornal “O Trabalhador” foi onde comecei.

Tinha uma equipe para comandar e objetivos a serem atingidos.

O problema é que faltava comprometimento.

Uma das áreas que mais falhavam era a entrega de jornal.

O processo criado antes de mim previa pagar uma percentagem do valor de capa para entregadores levarem os exemplares nas casas dos assinantes uma vez por semana.

Só que no meio do caminho eles eram abordados por gente querendo comprar o jornal e simplesmente vendiam.

Depois, quando o assinante reclamava que não recebeu, eles tinham o ganho cortado pelo departamento de contas do jornal.

O descontentamento era geral.

O assinante havia pago e não recebia, o entregador não recebia o combinado e o jornal sofria com as queixas de ambos.

Ao saber do problema, pedi uma reunião com todos os entregadores e quis que me contassem o que acontecia.

Eles relataram as vendas e os descontos.

E me fizeram um pedido de aumento da percentagem que recebiam para fazer a entrega dos exemplares.

Um líder precisa estabelecer a relação entre líderes e liderados exatamente para não incorrer nessa armadilha.

Havia pedido a reunião para resolver um problema.

Só que eles criavam outro.

Disse a eles: não estamos aqui para discutir aumento, até porque está havendo uma queixa contra o trabalho de vocês.

Nosso objetivo é melhorar a entrega, continuei.

Por isto, decidi que todos os entregadores receberão, a partir de hoje, uma quantidade de exemplares relativa ao número de assinantes que não recebem o jornal a cada semana.

Se vocês estão me dizendo que não entregaram porque venderam o exemplar, vocês receberam duplicadamente, ou seja, o valor pago para a entrega e o valor de capa do exemplar.

Portanto, terão direito a vender o número de exemplares que não estavam entregando e ficarem com o valor auferido.

Grosso modo, isto representa um aumento para a entrega.

Mas estabeleço hoje também que todos aqueles que falharem a entrega, a partir de agora, terão descontos duplicados.

Isto é, perderão o percentual pago para a entrega e o valor de capa do exemplar que venderem.

Para evitar os descontos, é muito simples: não falhem a entrega.

O segundo passo para valorizar a sua equipe é ser transparente nas decisões que toma, informando as razões e os efeitos.

Em seguida, disse a eles que era muito importante para o jornal que o assinante recebesse o exemplar.

Por quê?

Porque cada pessoa que assinava o jornal havia pagado antecipadamente no início do ano e não podia não receber o que comprou simplesmente em razão de o entregador não fazer o seu papel, pois, se acontecesse, fatalmente perderíamos assinantes.

Todo o processo de produção do jornal fica comprometido quando se perde uma receita antecipada e grande como essa.

Finalizei cobrando o comprometimento:

- Vocês são responsáveis pelo nosso sucesso e eu confio em vocês todos para que não tenhamos mais falhas na entrega.

A partir disso, os assinantes passaram a receber regularmente os seus exemplares e o time de entregadores passou a ter um compromisso comigo e com o jornal e mais ganhos.

Valorizar equipes é fundamentalmente criar soluções que vejam o lado da empresa, mas também o lado dos liderados.

Disse no início que aprendi a duras penas porque não cheguei a essa solução no primeiro dia. Tive de ralar muito para entender o processo e ver como podia interferir positivamente.

Pense nisso na sua empresa.

 

 

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