Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Seguro residencial cresce com pandemia
Data de Publicação: 5 de novembro de 2020 15:22:00 Preocupação com a segurança do imóveil, aliada aos serviços assistencias agregados, é o que fazem o aumento de vendas.
SEM TEMPO? ENTÃO VEJA O RESUMO
Isolamento social levou mais gente a procurar por proteção aos seus imóveis. Mas não foi só isso: um dos grande atrativos desse mercado são as assistências especiais 24 horas. Vendas estão aquecidas.
O percentual de brasileiros que optam por fazer um seguro residencial é de apenas 14%, número muito aquém do que as seguradoras conseguem em outros países. Mas essa situação pode estar mudando devido à pandemia provocada pela contaminação do novo coronavírus, que recolheu muita gente a sua casa.
A partir do isolamento social, várias pessoas descobriram a importância de proteger os seus imóveis, afinal elas estavam ficando mais tempo no seu interior. Não foi só por essa razão que o número de contratações de seguros residenciais cresceu no período da pandemia: a outra foram os serviços auxiliares.
É que as seguradoras incorporaram serviços de assistência 24 horas divididos por meio de pacotes que se adequam à necessidade e ao bolso de cada segurado. Os serviços são os básicos de chaveiro, eletricista e hidráulica/desentupimento, mas existem ainda os serviços especiais que vão além.
São os casos de fornecimento de caçambas, limpeza de caixa d'água, help desk, cobertura de danos ao jardim, tacos de golfe, hole in one, joias e relógios, obras de arte e bens culturais. A lista de serviços vai longe ainda, dependendo do pacote que o segurado fechar e da seguradora que escolher e de onde estiver morando.
Mas existem algumas categorias que são excludentes comuns entre as seguradoras: por exemplo, elas não pagam e não aceitam inclusão de papéis que representem valor como dinheiro, cheques. Outra coisa que não entra é o furto simples, aquele em que alguém leva alguma coisa sem ninguém ver e que não deixa rastros.
Também não estão cobertos os possíveis danos a veículos que estejam guardados no imóvel. Mesmo estando dentro do bem segurado, os veículos têm seguro próprio, que deve ser contratado à parte. Ainda não estão cobertos os roubos de veículos, mesmo que eles sejam tirados de dentro da casa.
A contratação de um seguro residencial vai do mais simples, com cobertura básica, como contra incêndio, queda de raio e explosão e roubos, até os mais completos, com inúmeras coberturas e assistências, como as descritas acima e outras que cada pacote vai alcançar conforme o interesse e o bolso do segurado.
Podem ser segurados imóveis como casas térreas, apartamentos e imóveis de veraneio. Cada seguradora define o que aceita em relação à parte construtiva diferente da construção em alvenaria, que são as constituídas essencialmente por madeira ou ainda por uma estrutura mista. Mas há seguradoras que não aceitam.
Essencialmente, o custo de uma contratação de seguro residencial vai depender do valor de reconstrução do imóvel e do conteúdo a ser coberto. Entram também variáveis como localização, forma da construção, utilização do imóvel e existência de dispositivos de proteção, como alarmes e sirenes.
Mas o seguro residencial não costuma passar de um custo de 0,2% do valor de reconstrução do imóvel. Talvez se considere alto esse índice, no entanto, a contratação de um profissional para fazer serviços fica muito mais. Outra coisa: a contratação de um profissional exigirá acompanhamento constante do proprietário.
Fazer seguro ainda é uma questão cultural no Brasil. No geral, o brasileiro não tem hábito de fazer seguro. Mesmo o seguro de veículos, que é o mais comum, não é grande. A Confederação das Seguradoras afirma que apenas 30% dos veículos possuem seguro. Muita gente ainda desconhece o seguro como produto.
Fique sabendo
De segunda a sexta-feira tem um artigo novo neste espaço sobre política, economia ou negócios.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|