Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Saiba o que escrever para fazer sucesso
Data de Publicação: 8 de dezembro de 2021 13:40:00 DICA DE ESCRITA - O melhor caminho para produzir um material de qualidade que vai agradar aos seus leitores é saber o que eles querem.
O primeiro passo é saber qual é o gênero literário que mais está sendo consumido pelos leitores atualmente.
Tem muita gente escrevendo livros neste país e não é que tenha aumentado o número de leitores: o que realmente aumentou são as ferramentas que permitem a publicação.
Por isto, se você quer escrever para ser lido, a primeira coisa que deve fazer é descobrir o que se está lendo hoje.
Não adianta nada você escrever para si ou para alguém que goste muito apenas. Isto não venderá e você não fará sucesso.
Para chegar a um volume de vendas considerável e obter o famigerado sucesso, é preciso que você saiba o que as pessoas querem ler e que atenda essa demanda.
Uma das dúvidas mais frequentes para um aspirante a escritor é: sobre o que irei escrever? Alguns têm uma ideia, outros já são expert em temas específicos, mas existem aqueles que não sabem o que realmente está sendo lido hoje em dia.
Então aí vai uma baita informação: o gênero literário mais lido do Brasil é o de ficção. Sim, é ficção que interessa aos leitores e é isto o que você deve escrever.
Segundo dados publicados pelas grandes casas de publicações, um livro de ficção é o tipo mais lido e vendido no Brasil.
Logo depois, destacam-se os livros de autoajuda e vale lembrar que uma das obras de autoajuda de Mark Manson foi o livro mais vendido do Brasil em 2018.
Após esses modelos aparecem os livros de literatura estrangeira, que tomam o espaço de aproximadamente 21% do total.
Escrever ficção é mais fácil que escrever não-ficção. Afinal, todo escritor tem muita imaginação e consegue viajar pelas histórias.
Pense nisso e comece agora mesmo a escrever o seu livro de ficção.
O primeiro passo é estabelecer uma meta de palavras diárias. A disciplina é importante para um autor profissional.
Então desconecte-se da realidade. Desligue sua internet. Foque no seu projeto.
Depois, planeje o seu livro. Ele vai contar a história do que, como será essa história, quais personagens terá, como se desenvolverá e qual é a conclusão.
Escreva do início ao fim (mesmo que não tenha ideia do que será o final) e só depois pense no que poderá ser a melhor forma de terminar. Com o livro escrito, fica mais fácil chegar a uma conclusão.
Escreva a cena que vier à cabeça e dê sequência a ela. É assim que o livro sai da gaveta. Ernest Hemingway escreveu um de seus maiores sucessos dessa forma. O livro “O Velho e o Mar” começa com uma cena isolada. Depois dela vieram várias outras. Até que o livro contou uma história de um pescador que tinha o desafio de pescar um peixe gigante e conseguiu.
Gostou desse conteúdo?
Então me acompanhe aqui para mais dicas.
Informação complementar
Às quartas-feiras você encontrará uma dica nova sobre escrita criativa neste espaço.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|