Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Resenhas ajudam a vender livros
Data de Publicação: 15 de março de 2021 19:28:00 Esses textos que fazem a avaliação de publicações técnicas, científicas ou ficcionais permitem fazer o público conhecer a obra.
Escritor não deve ter medo de submeter o seu trabalho para a avaliação. Essa análise descritiva ou crítica pode tornar o seu livro mais conhecido, permitindo que venha a se transformar em um sucesso de vendas. É um investimento a ser feito.
Se você está começando na carreira de escritor ou já tem algum trabalho, mas sente que as vendas não estão indo bem, pense na possibilidade de utilizar resenhas.
Essa é uma modalidade de texto que faz um resumo do livro. Ela pode ser descritiva ou crítica.
A primeira traça um panorama geral das ideias desenvolvidas no livro, ou seja, é um resumo bem sucinto sem a emissão de opinião.
Em geral ela é mais usada para apresentar livros técnicos ou científicos, de não-ficção.
A segunda já é mais extensa e traz uma avaliação opinativa da obra. É um texto tão informativo quanto argumentativo.
Mais usada em livros de ficção.
Uma resenha literária tem uma introdução com a apresentação propriamente dita do texto e a contextualização da obra.
Em seguida vem o resumo que aponta as ideias gerais, que pode ter detalhamento e observações pessoais dependendo do resenhista contratado para fazer.
Por último vem a opinião do autor da resenha, sendo comum mensurar uma nota para o livro como um todo.
A resenha deve ter ainda os dados técnicos da obra, como título, subtítulo, nome do autor, ano de publicação, editora, número de edição e outras informações semelhantes.
Todo esse trabalho do resenhista visa divulgar a obra. Se você tiver um amigo que faça esse tipo de trabalho, melhor. Senão, terá de contratar alguém do meio.
É importante pensar nisso porque as resenhas tem um potencial incrível para alcançar novos leitores, sobretudo nessa época em que tudo está na internet.
As plataformas de resenhas são tão comuns que elas avaliam textos, vídeos, imagens e legendas que vão compor o livro.
Além da amizade com influenciadores ou do pagamento para que divulguem o seu trabalho, é importante fazer parcerias com blogs, vlogs, instagrans e igs literários.
Outra forma é a aquisição de media kits de influencers literários. Trata-se de produtores de conteúdos que já possuem um grande número de seguidores e que costumam cobrar para falar do seu produto. A resenha os ajuda a conhecer a obra e poder falar dela.
Por fim, a outra maneira é solicitar aos leitores que você já tem que façam uma resenha opinativa. O incentivo a eles pode ser por meio de brindes, menções honrosas nos perfis do autor ou concursos em que o autor premia as melhores resenhas.
Escritor, não tenha medo de submeter o seu trabalho a uma avaliação crítica. Os resultados obtidos podem surpreender. Até mesmo as críticas que geram polêmicas ajudam a divulgar o livro e a torná-lo conhecido.
Anote isto
De segunda a sexta-feira você encontrará um artigo novo neste espaço sobre escrita criativa, literatura, filmes e livros em geral.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|