Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Resenhas ajudam a divulgar o seu livro
Data de Publicação: 5 de abril de 2021 00:40:00 PAPO COM O ESCRITOR - Esse tipo de divulgação do seu trabalho pode ajudar a alavancar as vendas se for preparado para enaltecer a obra.
A avaliação apresenta um resumo da obra, traz as informações básicas e pode ser também uma avaliação crítica do trabalho.
Já falamos aqui que não basta escrever um livro: é preciso encontrar leitores para ele.
Essa tarefa era das editoras tradicionais, mas ultimamente os escritores estão partindo para a auto publicação e isto trouxe o encargo para eles.
Falamos neste espaço de diversas formas de divulgação, mas uma em especial é muito importante e pode ser trabalhada pelo autor desde a preparação do livro, muito antes de lançá-lo.
Trata-se da resenha.
A resenha literária é uma avaliação sobre o livro, que pode ser feita para apresentá-lo ao mercado ou para apontar pontos altos e baixos.
A primeira é produzida geralmente por amigos do escritor ou por pessoas que não entram no mérito se o livro tem ou não alguma falha.
A outra já parte mais de críticos de arte ou jornalistas especializados.
As duas formas são muito utilizadas no ambiente acadêmico e ainda no mercado editorial e no jornalístico.
Quem vai ler um livro, pode decidir fazê-lo por sua própria vontade, curiosidade ou interesse profissional, mas em geral as pessoas procuram informações sobre obras produzidas.
As chamadas referências ajudam o leitor a escolher, até porque as resenhas trazem um resumo da obra, o que facilita para a escolha.
Se você vai lançar um livro, peça a um amigo que seja profissional da área para avaliá-lo antes do lançamento a fim de que ele possa divulgar o livro no seu veículo ou nas suas redes.
A resenha literária descritiva ajuda o leitor a conhecer a obra sem um juízo de valor.
O texto em geral apresenta os detalhes gerais, informações sobre a história, os personagens e o tipo de construção da trama.
Também traz informações básicas como nome do autor, editora, data da publicação, assunto, tema e aspectos curiosos do texto.
A resenha literária crítica faz o mesmo processo, mas com um viés de análise.
O autor vai dizer se acha o produto bom ou não, apontará os pontos fortes e fracos e dirá se vale a pena comprar ou não, mas essas resenhas não são a última palavra nem para enaltecer nem para desancar o livro.
Depende muito de quem escreve e do quanto o autor é famoso ou não e em que momento ele está da carreira para ser mais ou menos afetado.
Há casos de autores que foram muito atingidos, como Ernest Hemingway.
Mesmo ele, se recuperou bem disso.
O ideal é produzir resenhas sem avaliação crítica e as espalhar pelo mercado antes mesmo de lançar o livro para preparar o terreno.
Mas não se abata com as críticas.
Anote isto
De segunda a sexta-feira você encontrará um artigo novo neste espaço sobre escrita criativa, literatura, filmes e livros em geral.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|