Pensamento estratégico é arma a corporações

3 de dezembro de 2020

Pensamento estratégico é arma a corporações

Data de Publicação: 3 de dezembro de 2020 11:41:00 Proposta visa melhorar o desempenho dentro das empresas, mas é um aprendizado que serve para todas as áreas.

Compartilhe este conteúdo:

 

SEM TEMPO? ENTÃO VEJA O RESUMO

Proposta visa olhar o futuro com base no que se tem no presente e tentar responder questionamentos. Ideia ajuda a resolver problemas e serve para qualquer área da vida. Para desenvolver, é só praticar.

 

 

Desenvolvido como um conceito de marketing, o pensamento estratégico vai muito além dessa área. Principalmente nas corporações, onde a sua utilização pode ser decisiva. A razão é muito simples: a premissa dessa proposta é considerar o agora para realizar as ações que vão compor o futuro.

Alguns prefeitos eleitos estão trabalhando com essa ideia para poderem enfrentar a crise provocada pelo novo coronavírus. Quem não tiver estratégia, não vai conseguir alcançar os seus objetivos em 2021. O problema das dificuldades criadas pela pandemia é a falta de visão para o que virá depois.

No mundo corporativo, que ninguém pense que pensamento estratégico é apenas para grandes executivos. De forma nenhuma, a mudança de mentalidade deve partir de todos os funcionários. É possível utilizar a proposta em todos os níveis da organização. Com ganhos consideráveis quanto mais simples são os colaboradores.

Pensamento estratégico é fundamentalmente a capacidade de antecipar o efeito futuro das suas ações hoje. É uma espécie de visão de longo prazo, criativa e orientada. Essa mudança de mentalidade permite executar os objetivos específicos e obter os resultados projetados. O melhor de tudo isto: gastando menos.

Para treinar essa cultura de pensamento estratégico, siga os seguintes passos: aprenda a identificar tendências, preocupe-se com os custos, seja flexível e avalie todas as possibilidades de que dispõe antes de agir, busque respostas para todas as perguntas e isto inclui até as mais complexas e foque na solução sempre.

Não acabou: compreenda os conflitos, identifique os pontos fracos da equipe ou os seus e encontre alternativas para eles, aproxime-se dos outros se colocando no lugar deles, crie cenários a médio e longo prazo para entender a proposta e suas consequências e foque no que espera alcançar.

Não esqueça que pensamento estratégico nas corporações é uma soft skill. Ajuda a vencer desafios de forma mais eficiente. Mas a mudança de mentalidade exige disposição. Não espere que vá ter um retorno fácil e rápido. Precisa trabalhar essa condição junto a todos para que os reflexos possam ser sentidos.

Em geral chefes que agem de forma mais aberta, com longos horizontes e uma visão prudente, tendem a ser grandes pensadores estratégicos. Mas aqueles que são mais fechados, inconstantes e que têm raciocínio focado no curto prazo, esses têm uma tendência melhor para obter pensamentos estratégicos.

 

 

Fique sabendo

De segunda a sexta-feira tem um artigo novo neste espaço sobre política, economia ou negócios.

Imagem da Galeria Preocupação é com os resultados, sobretudo no longo prazo
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário
 (19) 97823-9494
 contato@eloydeoliveira.com.br