Pandemia também cria novos negócios

9 de dezembro de 2020

Pandemia também cria novos negócios

Data de Publicação: 9 de dezembro de 2020 17:52:00 Abertura de empresas e adaptação de atividades garantem trabalho, renda e sanidade para a travessia desse momento.

Compartilhe este conteúdo:

 

SEM TEMPO? ENTÃO VEJA O RESUMO

Empreendedores descobrem nichos ou adaptam as suas atividades para ganhar ou não perder clientes. A criatividade e a necessidade fazem a diferença. Produtos voltados para o combate à Covid ganham mercado.

 

 

Quando o isolamento social foi decretado pelos governos do mundo inteiro, alguns negócios se tornaram muito rentáveis, como os serviços de entrega em domicílio. Mas a atividade foi muito além do fast-food, incluindo também remédios, produtos de lojas e todos os artigos que não podiam ser buscados pelo consumidor.

Com o desemprego explodindo, a oportunidade foi buscada por diversos trabalhadores e não deu conta de absorver toda a demanda, o que levou muitas dessas pessoas a procurarem outros negócios que pudessem garantir renda e a manutenção da família na difícil travessia da pandemia para um momento melhor.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) calcula que aumentou em quase 20 mil o número de novos negócios abertos no período da pandemia na comparação com 2019. O país registrou a abertura de mais de 550 mil novos negócios nesse período e das mais diferentes áreas e tipos de empreendimento.

Uma prática que deu certo foi adaptar o negócio já existente para os novos tempos, como academias que criaram programas online e personais online, plataformas de teleatendimento fisioterapêutico, salões de beleza que passaram a comercializar produtos e equipamentos e lojas que customizam tênis e roupas.

Surgiram também produtos inusitados como um restaurante em São Paulo que passou a entregar em casa os produtos que os clientes mais consumiam. Ou a consultoria criada por uma microempresária de Campinas que faz avaliações e sugestões, além do delivery, de plantas de pequeno porte.

Também o que era mais óbvio: cozinheiros amadores que passaram a vender pratos e doces para os vizinhos. Houve quem criou um delivery de condomínio. Especialistas em determinados segmentos, como bolos e pratos diferenciados de almoço e jantar, feitos sob medida, também apostaram no novo normal.

Há ainda serviços que já existiam de forma online, mas que ganharam atendimentos personalizados por meio de pacotes de atendimento, como os serviços de contabilidade. Estes tão necessários para dar suporte àqueles na hora do fechamento das contas de impostos, sobretudo para a declaração de renda.

Os serviços de contabilidade pela internet significam maior agilidade no atendimento a pequenas e microempresas por meio de ferramentas digitais. Os investidores estão oferecendo sites, aplicativos de mensagens e plataformas e a empresa contratante não gasta mais que R$ 120,00 mensais para ter o básico.

Um plano assim inclui um atendimento muito atento com o fornecimento de relatórios contábeis mensais, folha pro-labore e de pagamentos, além de todas as obrigações acessórias para os governos, como o cálculo de impostos e toda a gama de informações a serem prestadas à Receita Federal.

Mas há outro mercado ainda em alta e este bem adequado ao momento, que é o das empresas que investem na proteção contra o vírus da Covid-19. Itens como plásticos, tecidos e uma série de outros, com capacidade para inativar o vírus por contatos temporários dependendo do material, estão crescendo.

Um exemplo são os laminados da marca Guararapes, feitos à base de painéis de MDF para aplicações domésticas e corporativas em geral. Eles receberam a aplicação industrial das micropartículas de prata, o que garante proteção antimicrobiana de ação natural contra germes, bactérias e o vírus da Covid-19.

Esse produto ajuda o cidadão a limpar os ambientes sem a necessidade de usar produtos químicos, reduzindo custos e também a exposição a esses elementos nocivos à saúde. Os criadores do processo não defendem que resolvem o problema, mas que ajudam a enfrentá-lo, o que já é uma grande coisa.

Com comprovação da USP, a AlpFilm desenvolveu um plástico PVC com funções antifúngicas, bactericidas e que barra o vírus da Covid-19. O produto pode ser utilizado como filme para embalar alimentos, celulares, controles-remotos, frutas, legumes e vários outros. As pesquisas não eram para a Covid, mas viraram.

A Nanox desenvolveu o Promasafe, único filme plástico do mundo aprovado contra o vírus da Covid-19 pela Anvisa e pela FDA (Food and Drug Administration). O produto foi criado em parceria com a Promaflex e a linha conta com filme adesivo antimicrobiano e o tapete adesivo microbiano, com funções múltiplas.

Por exemplo, o filme pode ser utilizado em carrinhos de supermercado, botões de elevadores, maçanetas, corrimões, catracas e em portas de acesso. O tapete é mais indicado para locais com muita circulação de pessoas: bancos, academias, supermercados, farmácias, escolas e comércios em geral.

A fabricante de brinquedos Elka criou uma máscara batizada de Oto Mask que contém micropartículas de prata da Nanox e que protege contra o vírus da Covid-19. Ele é feito a partir de elastômetro termoplástico e conta com uma camada de defesa com 99% de eficácia confirmada contra a contaminação.

A Nanox está por trás também de um tecido antiviral e antibacteriano 100% poliéster que barra o vírus da Covid-19. O produto foi desenvolvido em parceria com a DelfimProtect e conta com certificação da Unicamp. A capacidade de filtração bacteriana é de 93%. O produto é usado em máscaras, aventais e EPIs.

Enfim, os produtos criados e os novos negócios não param de surgir. Afinal, a criatividade do brasileiro é infinita. Além de tudo isso, tem o desemprego que só cresce. O que vale nessa história é que se consegue enfrentar a crise. Não é só inventando produtos ou serviços, mas criando confiança e fidelidade.

 

 

Fique sabendo

De segunda a sexta-feira tem um artigo novo neste espaço sobre política, economia ou negócios.

Imagem da Galeria Oportunidades ajudam a passar pelo período crítico e sobreviver
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário
 (19) 97823-9494
 contato@eloydeoliveira.com.br