Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Padrão Tinder não funciona para escrever
Data de Publicação: 16 de fevereiro de 2021 23:36:00 Adote uma postura mais firme na hora de decidir o que vai fazer em relação a se expressar melhor na escrita criativa.
Se você quer se tornar um escritor profissional, a primeira coisa que terá de aprender é ter firmeza de opinião. Quem muda a toda hora sobre o que pensa, faz ou sente, está fadado a só repetir e não a criar.
Tem muita gente que está iniciando na carreira de escritor ou já tem uma certa experiência, mas ainda usa o padrão Tinder para a escolha da área a que vai se dedicar.
Isto é, o autor não se definiu que tipo de escrita criativa vai ser a sua.
Ora escreve sobre terror, em outra sobre drama psicológico, mais à frente uma comédia romântica ou um caso policial e em um determinado dia a produção passa pelo sobrenatural ou pelas histórias infantis.
Não há nada de mal em experimentar.
Eu sou favorável e defensor de que cada escritor procure se desafiar. Fazer aquilo que não está na sua zona de conforto é ótimo.
Porque você desenvolve outras habilidades, as quais podem vir a servir naquilo em que você é bom, melhorando o resultado final.
O problema é que essa experimentação, muitas vezes leva o escritor a perder tempo sem saber exatamente no que é bom de fato.
O melhor a fazer é ver o que mais escreve com facilidade e prazer e identificar o tipo de área. A partir disso, é trabalhar para se especializar nela. Dessa forma, o seu resultado será melhor.
Ficar testando como no Tinder pode consumir um tempo muito importante.
Como todo mundo sabe, o aplicativo Tinder foi criado para unir pessoas solteiras por meio das coisas que são comuns a ambas.
Para quem nunca participou ou nunca ouviu falar, as coisas fluem a partir de uma ação de cada lado que se denomina “match”, que é quando um curte a foto e as informações do outro, algo como aquele encontro de almas.
Na verdade, em se tratando de Tinder, é um encontro de interesses: uma foto bonita, uma postura despojada, detalhes dos quais quem curte também gosta, enfim é uma espécie de aceleração do que ocorreria normalmente em um encontro de um casal em qualquer lugar.
A melhor maneira de acelerar o processo na escrita criativa não é pular de uma expectativa para outra, mas resistir naquilo em que acredita.
Além de insistir, procure conhecer os grandes autores nessa área que escolheu.
Os exemplos arrastam.
Procure saber da história de cada um. As dificuldades que tiveram, os medos, as soluções. Tudo é ensinamento e vai servir.
Quando tiver produzido um material, lapide-o tirando excessos. Reconstrua trechos, pesquise sobre ambientação. Depois que achar que o produto ficou pronto de fato, mostre-o a outras pessoas e colha as opiniões sinceras sem se afetar se forem negativas.
As críticas servem para motivar mudanças.
Lembre-se que grandes autores já foram considerados medíocres e já ouviram críticas duras antes do sucesso. Falar todo mundo fala. Fazer é que são elas. Se a pessoa que te critica, consegue fazer melhor, respeite-a e aprenda com ela. Mas, se não sabe, ignore-a.
O fato é que estamos falando aqui de uma carreira, de uma profissão, de algo para muito tempo ou para o todo o tempo.
Então não dá para dar Tinder.
Anote isto
De segunda a sexta-feira você encontrará um artigo novo neste espaço sobre escrita criativa, literatura, filmes e livros em geral.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|