Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
O perigo do efeito de manada
Data de Publicação: 1 de agosto de 2020 18:50:00 Nem sempre o que parece igual é igual: no mundo corporativo é do desafio de ser diferente que vem a vantagem comercial.
SEM TEMPO? ENTÃO VEJA O RESUMO
Chefe do departamento de criação de empresa usa exemplo prático para motivar colaboradores. Às vezes só pegando pesado na estratégia para obter movimento e ação. Mas é fundamental não desistir.
Elisabete nunca quis ser igual a ninguém.
Talvez o fato de ter uma irmã gêmea tenha causado tanta aversão ao estilo manada. Era assim que ela definia a forma como as pessoas da empresa onde trabalhava, uma multinacional da área de automotivos, se comportavam.
Todos queriam ser iguais.
Se havia uma queixa comum, todos embarcavam no protesto. Mas, se havia discordância isolada, todos se calavam.
A ousadia deu lugar a economia de energia.
Era melhor perder uma parte do espaço a se expor. Foi assim que o horário de almoço foi reduzido, que o trabalho aos sábados foi implantado e que o desconto dos atrasos passou a ser rígido.
Chefe do departamento de criação da empresa, Elisabete resolveu chamar a atenção dos colegas com uma carpa.
Esse tipo de peixe se amolda ao ambiente em que está. Se colocar uma carpa em um aquário de meio metro, ela crescerá até esse tamanho. Mas, se o aquário for de 1 metro e meio, esse será o tamanho da carpa.
Para demonstrar, Elisabete colocou um aquário pequeno na entrada da empresa com uma carpa filhote e inundou o ambiente com informações sobre comportamento e ambiente de trabalho.
A carpa cresceu no tamanho do aquário.
Então, Elisabete fez um evento para transferir a carpa a um aquário maior. Inundou novamente o ambiente com a informação de que aquela carpa ficaria do tamanho do aquário.
Até apostas em um bolão foram feitas.
Ao final, todos passaram a querer ser carpa.
E foi assim que a empresa de Elisabete foi a vencedora em um prêmio de inovação e passou a olhar com outros olhos os diferentes.
Nem tudo que parece ser igual, realmente é.
Precisamos mostrar que temos vida própria no mercado de trabalho.
Senão, somos engolidos.
Afinal, mesmo parecidos, somos diferentes.
Sempre diferentes.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|