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Ninguém é líder apenas no trabalho
Data de Publicação: 6 de agosto de 2021 22:40:00 PARTICIPAÇÃO - A atuação de quem trabalha como gestor não se resume ao ambiente corporativo: ela pode ajudar em quaisquer áreas de atuação.
Investir na satisfação do cliente faz toda a diferença para quem quer crescer e se consolidar no mercado.
- O que é mais importante para você: a sua satisfação como profissional ou a satisfação que o seu cliente pode ter com a sua atividade?
Fiz esta pergunta ao meu barbeiro quando soube que ele pretendia comprar uma nova máquina de cortar barba.
Por que fiz essa pergunta?
Simples: a cadeira que ele tinha e que usava comigo e com os demais clientes para fazer a barba era totalmente desconfortável.
A começar pelo fato de ela não se reclinar e não girar e depois pelo fato de ela também não subir, ou seja, era uma cadeira estática.
Disse a ele que teria muito mais retorno se investisse em uma cadeira de barbeiro.
Uma cadeira de barbeiro permite ao cliente repousar enquanto o barbeiro atua.
Ela não lhe dores nas costas por ter de ficar se equilibrando para inclinar a cabeça ao ponto que permita o barbear do pescoço.
Ele reagiu:
- Mas é muito mais cara.
Eu contra-argumentei:
- O que ficaria mais caro: ter menos clientes e uma máquina de cortar excelente ou ter mais clientes e uma cadeira mais cara?
No curto prazo, a máquina com menos clientes talvez fosse suportável, mas quem empreende não pode pensar apenas hoje.
A conversa fluiu e eu confessei que deixei de ir a outro barbeiro porque esse barbeiro que me atendia agora ficava mais perto de casa.
Só que as dores nas costas estavam me fazendo repensar a escolha.
Aquilo calou nele com mais força.
Uma semana depois, quando voltei lá para fazer a barba novamente, notei que o meu barbeiro havia comprado uma cadeira nova.
Era um espetáculo de cadeira.
Ela girava, subia e descia e reclinava ao ponto de deixar o cliente praticamente deitado.
- O que aconteceu com a sua conclusão de que uma cadeira nova era cara?
- Eu continuo achando que ela é cara, mas resolvi rever a minha decisão após a nossa conversa e estou feliz com o resultado.
- Como assim?
- Bom, depois da cadeira nova, eu já consegui mais oito clientes novos em uma semana.
- Praticamente um por dia. Se continuar assim, ao final de um ano, quando já tiver pagado toda a cadeira, terá 365 novos clientes.
- Sim, mas acredito que esse número dobre, porque ouvi de outros clientes que agora só falta a toalha quente para relaxar os poros. Então decidi que vou comprar um microondas para esquentar as toalhas, como os outros.
- Pois saiba que esse seria o meu próximo pedido. Eu tinha isso no seu concorrente. E vou te dizer uma coisa: eu gostava.
- Para mim, o conforto do cliente é o que importa e eu aprendi isto com você.
O meu barbeiro estava mais feliz ainda porque descobriu que a cadeira girando lhe dava a chance de posicionar um lado de cada vez do cliente diante da luz mais forte.
Dessa maneira, ele economizou na instalação de uma segunda luz com toda a potência da que seria utilizada por ele agora para igualar os lados e evitar descontentamentos dos clientes.
Veja o que uma simples conversa na qual, em vez de apenas jogar o tempo fora falando de coisas inúteis, eu atuei como motivador.
Se não tivesse despertado nesse meu barbeiro a necessidade de pensar em crescer, fatalmente eu teria de trocar de barbeiro.
Não só eu: vários outros dos seus clientes.
Em vez disso, ele conseguiu agregar mais clientes, não perdeu nenhum e já pensa inclusive em aumentar o valor da barba.
Só aí eu perdi, mas fico feliz de ajudar exercendo meu papel de liderança e de gestor, que vive de fazer as coisas acontecerem.
Informação complementar
Em todas as sextas-feiras você encontrará um case novo ou uma dica profissional nova neste espaço.
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