Não deixe de votar neste domingo

13 de novembro de 2020

Não deixe de votar neste domingo

Data de Publicação: 13 de novembro de 2020 18:25:00 Há candidatos para todos os gostos e esta eleição é a mais importante de todas: por isso, não engrosse a abastenção.

Compartilhe este conteúdo:

 

SEM TEMPO? ENTÃO VEJA O RESUMO

Deixar de votar significa abrir mão de participar da escolha de quem vai nos governar. Não se trata de parar o processo. Se você não vota, outro vota. No final, será governado por quem foi até as urnas.

 

 

Existe uma previsão pessimista de que a eleição deste domingo será uma das que terão a maior índice de abstenção. Motivo número 1: a pandemia do novo coronavírus. Motivo 2: falta de interesse pela eleição em si. Motivo 3: facilidade de justificar com o aplicativo que a Justiça Eleitoral disponibilizou este ano.

Mas o eleitor deve pensar bem sobre essa possibilidade de não comparecer e de simplesmente justificar. A eleição municipal é a mais importante. Ela mexe diretamente com a vida de cada um. É o prefeito e são os vereadores que vão definir o IPTU, as melhorias da cidade, o que pode e o que não pode em cada rua.

Deixar de votar significa abrir mão do direito de participar da escolha de quem vai nos governar. Não se trata de parar o processo. Se você não vota, outro vota. Se você não opina, outro opina. Se você não escolhe, outro escolhe. No final, você será governado por quem tomou a decisão de ir até as urnas.

Às vezes não é nem deixar de votar. É o voto em si. As pessoas escolhem por amizade, por interesse, por gozação. O que sai disso é gente despreparada, é ladrão, é incompetente. Se você quer ser representado por isso, é uma escolha. Mas é erro que cometerá por outros que o cercam e que durará no mínimo quatro anos.

Temos aí os exemplos aos montes. Não adianta. O grosso da população quer agir errado e pronto. Enquanto as pessoas não começarem a pensar para votar, vão ter votos que darão o que pensar. E quanto mais gente estiver nesse time, maiores serão as perdas. Quem ganha com isso são os malandros.

O eleitor deve prestar atenção se aqueles que são pegos com dinheiro na cueca ou que desviam bilhões estão presos. Se fizer isto, verá que não estão. Quem fica preso neste país, é pobre, preto e favelado. O colarinho branco tem bons advogados, tem muita gente para defendê-lo, tem a história ao seu lado sempre.

Por essa razão, se nem deixar de votar nem votar errado é o que se tem a fazer, o essencial é não deixar de votar e procurar votar certo. Não se empolgue com amigos candidatos, com gente que promete te ajudar ou com quem gosta de gozar a cara de todo mundo. Essa gente só vai levar o seu voto, mais nada.

Para esta eleição, a lição número 1 é: não deixe de votar. Se o seu medo é o coronavírus, haverá uma preocupação muito grande sobre isso. Se o seu medo é não ter bons candidatos, vote no menos ruim. Mas não deixe de votar. O voto em branco ou a abstenção ajuda quem tem mais votos. Nem sempre isso é bom.

Em geral quem tem mais voto é o candidato que busca a reeleição, é o candidato que já está acostumado ao processo, é o candidato com mais dinheiro. Na maioria das vezes esses candidatos não estão nem aí com o eleitor, porque já conquistaram o que desejam e só querem se manter no poder.

Pense nisso na hora de ir para as urnas neste domingo. Há candidatos para todos os gostos. Desde o honesto, difícil de achar, até o mais abusado e mais ladrão. Escolha alguém. Amarre seu burro em uma proposta. Para escolher certo, procure pessoas que saibam mais que você, mas forme a sua opinião e vote.

 

 

Fique sabendo

De segunda a sexta-feira tem um artigo novo neste espaço sobre política, economia ou negócios.

Imagem da Galeria Possibilidade de justificar com alguns cliques vai afatar eleitores das urnas
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário
 (19) 97823-9494
 contato@eloydeoliveira.com.br