Líderes fortes precisam de equipes fortes

16 de janeiro de 2021

Líderes fortes precisam de equipes fortes

Data de Publicação: 16 de janeiro de 2021 19:57:00 Em qualquer área, o líder que não valoriza a sua equipe e não a conhece no seu conjunto e no individual não lidera.

Compartilhe este conteúdo:

 

VOCÊ VAI VER AQUI

Que valorizar uma equipe não exige muito do seu líder: apenas reconhecimento, respeito e entusiasmo. São esses elementos que formam grupos unidos e de resultados. Sempre trabalhei nesta linha.

 

 

- Tenho orgulho da minha equipe.

Essa foi a frase com a qual terminei o meu discurso quando apresentei a Secretaria de Comunicação e Eventos da Prefeitura de Sorocaba ao prefeito no final de 2017, primeiro ano da gestão.

Estávamos em um encontro de encerramento do ano, no qual cada secretário tinha de apresentar ao prefeito e aos colegas um relatório sobre todas as atividades realizadas ao longo do período.

A ideia era programar o próximo ano e corrigir eventuais falhas.

Dirigi a Secretaria de Comunicação e Eventos por dois anos e quatro meses. Nesse tempo fiz questão de valorizar cada integrante do grupo de colaboradores.

Minha primeira atitude nessa linha foi manter um encontro individual com cada profissional. Quis saber deles o que esperavam da minha gestão na pasta, da gestão do prefeito e da vida deles dentro desse processo. Ainda se tinham algum sonho não realizado e que pudesse ser retomado no curso do mandato.

Tive uma grata surpresa com essa interação. Descobri uma profissional, Adriana Massa, que tinha formação em publicidade e propaganda, mas trabalhava como secretária do gabinete. Ela disse que o sonho dela era trabalhar na sua profissão e que agarraria a oportunidade se tivesse.

Eu dei essa oportunidade a ela.

Tenho satisfação de saber que ela continua lá na sua área e dando resultados positivos para o governo atual.

Depois pedi a cada um que me trouxesse uma foto impressa em qualquer tamanho, na qual se sentisse melhor, aquela foto que a pessoa tivesse orgulho de ter feito.

Colei cada uma delas na parede do meu escritório e escrevi ao lado a função de todos os colaboradores retratados.

Qualquer pessoa que viesse conversar comigo ou tivesse uma reunião ali veria toda a minha equipe na parede, como se cada um fosse um troféu para o grupo e eram mesmo, no individual e no coletivo.

Por fim, estabeleci com as minhas secretárias um calendário anual de comemoração de cada profissão do nosso grupo: os jornalistas, os publicitários, os designers, os fotógrafos, as secretárias de gabinete, os estagiários, os auxiliares de limpeza e os vigilantes, todos enfim.

Na data de festejar cada profissão, eu chamava os profissionais da equipe e os presenteava com um mimo e um breve de discurso de agradecimento pela contribuição que cada um me dava.

Acrescentei a esse calendário datas outras nas quais também se festeja, como aniversários, Dia da Mulher, datas religiosas e as tradicionais, como Páscoa, Primavera, Dia da Criança, Natal.

Nessas eu também presenteava os correspondentes com um mimo.

Minimizei a quase zero a rivalidade que havia entre concursados e nomeados com o corte de privilégios de um e de outro e fixei horários flexíveis de entrada e saída, cujo comando era o resultado do trabalho: se executou a tarefa, está dispensado.

Nos finais de semana e feriados realizava revezamento. Cada segmento da equipe tinha um líder para organizar as atividades e cobrar os resultados. E nos três setores principais (jornalismo, publicidade e assessoria de imprensa) tinha uma chefia.

Essa organização e esse tratamento renderam resultados muito positivos para o governo e para a minha pasta.

Quando completamos 100 dias de governo, minha equipe realizou um show de informação, agilidade e precisão para apresentar todos os feitos da administração e ganhou aplausos de pé de todo o auditório formado por funcionários, secretários e prefeito.

Tivemos atuação de valor ainda em eventos como a recuperação da adutora de abastecimento da cidade, o Casamento Comunitário, a Reunião Anual do Comitê de Bacias, a entrega oficial do maior projeto habitacional do interior com quase 5 mil moradias e diversas outras intervenções com produções em áudio, vídeo e impressos, além das relações públicas e da presença digital.

Ao todo realizamos mais de 30 projetos de comunicação e de assessoria nos dois anos e quatro meses em que estive à frente da pasta, com destaque para criação do concurso anual “Canta Servidor”, das edições on-line e diária do jornal oficial do município, da criação do slogan do governo: “Muito Mais Por Sorocaba”.

Também dos programas “Recupera Sorocaba”, “Fala Bairro” e “Café com a Imprensa”; da conquista da Certificação Ancine que tornou Sorocaba a primeira Prefeitura do Brasil a poder produzir filmes, sem ter produtora comercial, e da criação da rádio oficial da Prefeitura.

Fizemos ainda a reformulação do portal oficial da administração, a implantação da intranet e da TV Indoor, a criação do andar temático começando com a ferrovia no primeiro andar e o resgate do Concurso de Jornalismo e Publicidade, suspenso havia três anos por falta de recursos.

E não menos importantes também fizemos os projetos de inclusão social e de acessibilidade, que nos deram o título de Secretaria da Inclusão: “Pracegover”, “Intérprete de Libras”, “Workshop de Fotografia para Pessoas com Deficiência” e a “Caminhada da Inclusão”.

Por tudo isso encerrei o discurso na apresentação e sempre frisei que tenho orgulho da minha equipe, uma equipe forte, criativa, unida e produtiva.

 

 

Anote isto

Em todos os sábados você encontrará um case novo ou uma dica profissional nova neste espaço.

Imagem da Galeria A parede ao fundo da reunião mostra toda a equipe com fotos e funções
Imagem da Galeria A funcionária Adriana Massa, que é publicitária e passou a exercer a função
Imagem da Galeria Profissionais recebiam mimos pela comemoração do seu dia
Imagem da Galeria Toda a equipe, sem distinção, era lembrada com presentes
Imagem da Galeria Comemorar aniversários e festejar datas importantes para cada funcionário
Imagem da Galeria Aniversariantes do mês recebiam festinha de comemoração
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário
 (19) 97823-9494
 contato@eloydeoliveira.com.br