Ler é um hábito que se constrói

27 de janeiro de 2021

Ler é um hábito que se constrói

Data de Publicação: 27 de janeiro de 2021 22:09:00 Para quem escreve ou quer ganhar a vida escrevendo, é fundamental incluir essa rotina no seu dia, nem que sejam 15 minutos.

Compartilhe este conteúdo:

 

É possível criar uma rotina de leitura lendo um pouco a cada dia. No meu método, procuro disponibilizar 30 minutos diários pelo menos e leio vários livros ao mesmo tempo. Inclusive livros técnicos.

 

 

Ouço desde pequeno que é necessário ler muito e bons autores para escrever bem. De fato, isto é verdade. Mas é também uma dificuldade enorme. Afinal, não gostamos de tudo e existem autores que cansam. Não que não sejam bons. Ao contrário, são ótimos.

Sobretudo os mais antigos e que não tiveram suas obras atualizadas são mais difíceis. A linguagem que utilizavam e os assuntos que tratavam estão ligados àquela época. É claro que os bons autores transcendem o período em que viveram. Mas a leitura fica mais difícil.

Eu sempre gostei de literatura, sempre gostei de ler e sempre fui um leitor de obras de todos os tempos. Mesmo assim, tive dificuldade com alguns autores. E entendo que isto é profundamente normal exatamente pelo gosto pessoal que cada um de nós temos.

Então como vencer essa barreira? Se para escrever bem, temos de ler muito e bons autores, o jeito é desenvolver um método. Para tudo nesta vida existe uma maneira mais fácil de fazer. Com a leitura não é diferente. O meu método é a criação do hábito no meu dia.

Assim como escrever é uma parte da minha rotina, a leitura também. Não passo um só dia sem escrever alguma coisa, seja sábado, domingo ou feriado. Da mesma maneira não passo sem ler. E procuro ler várias obras ao mesmo tempo, sempre um pouco a cada dia.

Ainda que existam autores e assuntos que me atraiam mais e que me fariam ler um livro inteiro em horas, como, aliás, já fiz várias vezes, procuro não partir para esse tipo de rotina, pois ela torna a leitura muito seletiva e me afasta dos autores com quem tenho dificuldade.

Ler um pouco por dia e vários tipos de leitura ajuda a contemporizar essa situação. Além disso, coloco sempre um livro técnico no meio dos de literatura. Como profissionais, temos de ler livros técnicos sempre. Mas essa leitura cansa mais rápido. A mescla ajuda a evitar.

Bem, o meu método é o que desenvolvi ao longo do tempo e o que dá certo para mim. Haverá quem ache uma loucura ler vários livros ao mesmo tempo. Como também existirão pessoas que acharão complicado ler um livro técnico junto com livros de literatura.

Não os critico nem discordo deles. As pessoas são únicas. Cada uma tem o seu processo. Este texto é apenas para dar uma dica para quem não desenvolveu o seu método ainda. Também para ajudar quem já tem o seu, mas viu que ele não funciona. Talvez a mudança para este ajude.

O ato de ler livros é um passatempo e é uma forma de instrução incrível. Apesar disso, em nosso país, possuímos uma grande deficiência de leitores. A estimativa é de que os brasileiros leem apenas dois livros por ano em média. Esse dado precisa mudar e depende de cada um.

Com uma boa prática, criando uma rotina que seja interessante aos seus afazeres, é possível inserir alguns bons livros em seu dia a dia. Comece gradualmente, com uma leitura diária de 30 minutos, vá aumentando conforme encontre tempo e espaço. Vai se apaixonar.

 

 

Anote isto

De segunda a sexta-feira você encontrará um artigo novo neste espaço sobre literatura, escrita criativa ou livros.

Imagem da Galeria Para ter o hábito da leitura leia todos os dias
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário
 (19) 97823-9494
 contato@eloydeoliveira.com.br