Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Fundo pode ajudar esporte nessa pandemia
Data de Publicação: 27 de março de 2021 18:58:00 ARTIGO - Em uma iniciativa positiva, a Prefeitura de Salto estuda criar fundo municipal para apoiar entidades que trabalham com esportistas.
Prefeitura de Salto estuda a possibilidade de criar um fundo municipal para apoiar entidades esportivas nesta pandemia.
A informação transmitida pelo secretário de Esportes da Prefeitura de Salto, Valdir Líbero, dando conta de que há um estudo interno para a criação de um Fundo Municipal de Esportes, vem em muito bom momento. Como toda a cidade e o Brasil como um todo, as entidades promotoras ou ligadas ao esporte vivem uma situação crítica por conta da pandemia do novo coronavírus e precisam realmente de um auxílio financeiro para atravessar essa fase.
Pelo que se discute, o fundo se sustentará com recursos públicos e doações do setor privado e servirá para estimular e apoiar iniciativas e praticantes de diversas modalidades esportivas e não só o futebol amador como se comentava no início da gestão. Essa abertura do leque permite que a viabilidade de criação se torne mais próxima da realidade, tendo em vista que todo o esporte precisa e que há empresas interessadas em outras modalidades.
O processo ainda está em discussão interna, como o secretário adiantou, mas é importante que se diga que fundos desse tipo são muito mais comuns do que se pensa e podem ajudar não só os esportistas, mas também os doadores e investidores. Isto porque empresas que investem em atividades de forte apelo social -e o esporte tem esse viés- podem obter vantagens tributárias e ainda benesses comerciais para a venda dos seus produtos e serviços.
Se a opção for por firmar um funding, por exemplo, que é um tipo de captação de recursos para investimento, podem ser incluídas participações não só com dinheiro, mas também com estrutura de apoio e expertise de negócios. O que isto quer dizer é que é possível garantir outros benefícios para as entidades esportivas que consigam reduzir custos ou promover formações de atletas sem o emprego de recursos financeiros, que são mais difíceis.
Certamente haverá críticos que dirão que não se deveria pensar em investimentos no esporte agora, em razão da pandemia que se alastra e se consolida cada vez mais no país, mas esse tipo de aplicação de recursos públicos é importante para a saúde também. Praticar esportes melhora a situação geral do indivíduo, prevenindo que ele venha a ter problemas de saúde, e a concentração de todos os recursos só em saúde é inviável a qualquer governo.
Que venha logo o fundo.
Anote isto
Este artigo foi publicado na seção Opinião do jornal Taperá, de Salto, de 27/03/2021.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|