Estratégias para vender o seu livro

24 de março de 2021

Estratégias para vender o seu livro

Data de Publicação: 24 de março de 2021 20:36:00 PAPO COM O ESCRITOR - Depois de produzir a sua história e torná-la acessível para o seu leitor, você precisa divulgá-la para vendê-la.

Compartilhe este conteúdo:

 

Releases são uma excelente maneira de apresentar a sua obra para o grande público e assim promover as vendas.

 

 

Escritor do interior de São Paulo mostra em livro como caçar e matar um chupa-cabras.

Você teria interesse em saber quem é esse escritor, qual a sua experiência com o suposto animal que atacaria gado de pequeno e médio porte em várias regiões do interior do país e que tipo de solução ele encontrou para o problema?

Eu tenho certeza de que teria.

Esse seria o título de um release para divulgar o livro do tal escritor, caso ele tivesse realmente descoberto uma técnica capaz de caçar e matar o tal do chupa-cabras que tanto assustou moradores do interior há algum tempo.

O release é uma das formas mais eficazes de divulgação de livros e de autores, sobretudo daqueles que ainda não são conhecidos.

Se você é um jovem escritor e não conhece o método, vou passar aqui algumas dicas sobre ele e também sobre outras formas de divulgação.

Para começar, vamos ao que é um release.

Trata-se de um comunicado à imprensa, que é feito de forma escrita, em áudio ou em vídeo.

Ele é muito utilizado no ambiente corporativo, no ambiente político e no ambiente institucional, que requisitam mais a divulgação de conteúdos sobre as suas atividades ou decisões.

Mas pode ser empregado por escritores ou editoras ou mesmo agentes literários para divulgar uma obra ou o autor.

O release começa por um gancho, como se chama no jargão jornalístico.

O que é o gancho?

É uma informação mais importante que pode ser destacada para chamar a atenção, como eu fiz no início deste bate-papo.

O escritor ou quem for produzir o release deve encontrar esse gancho dentro do conteúdo do livro e ou na conversa com o autor para ver o que ele quer destacar em relação à obra.

Depois, a estrutura do texto deve levar em conta a seguinte ordem: primeiro os fatos mais importantes, em seguida os menos importantes.

Seja objetivo e breve para não tornar o texto muito extenso e de difícil compreensão.

Considere que toda frase que usar deverá ter uma informação completa. Não use frases para encher linguiça ou se ela não contribui para o objetivo principal do texto.

Termine o texto com os seus contatos pessoais, links para blogs ou redes sociais e não esqueça de colocar datas, horários e locais para a realização do lançamento, por exemplo.

Por último, leve sempre um exemplar do livro para o jornalista a quem destinará o release. Pode ser a versão digital do livro se for o caso.

Isto é importante para que o jornalista tenha material para se aprofundar, se quiser.

Para enviar os releases, verifique os e-mails dos jornalistas que acompanham cultura e faça um contato com eles depois de mandar para que localizem e deem atenção. Esse contato é muito importante, pois os jornalistas recebem pilhas de e-mails ao longo do dia e não olham todos.

O ideal é ter um agente ou uma agência para fazer esse trabalho, mas, se não tiver, faça você mesmo, porque é importantíssimo.

Além do release, a divulgação do livro pode ser feita por meio de uma live nas redes sociais, principalmente o Instagram. Também pode ser feita por meio de parcerias com influenciadores e por meio de publicidade paga na imprensa.

Há outros meios ainda: se você escreveu um livro sobre educação, procure escolas e se apresente para conversar com os alunos sobre o livro.

Se você escreveu um livro sobre o meio ambiente, faça o marketing verde de chamar empresas do setor e pessoas ligadas ao meio ambiente para um café ou uma Brunch.

Também existem os parceiros em grupos de whatsapp e de facebook, que leem e divulgam sugestões de leitura de livros.

Para encerrar esse papo, sugiro ainda que você faça palestras para divulgar a obra em locais públicos ligados ao meio cultural ou ao tema da sua obra ou ainda ao seu perfil profissional.

Só não deixe de falar do seu livro.

 

 

Anote isto

De segunda a sexta-feira você encontrará um artigo novo neste espaço sobre escrita criativa, literatura, filmes e livros em geral.

 

Imagem da Galeria A divulgação do livro permite ao leitor conhecer a obra e escolher se quer tê-la
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário
 (19) 97823-9494
 contato@eloydeoliveira.com.br