Estados Unidos elegem 1ª senadora LGBTQ+

4 de novembro de 2020

Estados Unidos elegem 1ª senadora LGBTQ+

Data de Publicação: 4 de novembro de 2020 22:10:00 Escolha recaiu sobre a advogada Sarah McBride, ativista da causa e que representará a população do Estado de Delaware.

Compartilhe este conteúdo:

 

SEM TEMPO? ENTÃO VEJA O RESUMO

Escolha abre caminho para a defesa dos direitos LGBTQ+ que Sarah McBride já fazia em Delaware. Ativista da causa, ela é advogada e ligada ao ex-presidente Barack Obama e ao presidenciável Joe Biden.

 

 

A eleição dos Estados Unidos desta terça-feira (3) levou ao Senado estadual uma transexual pela primeira vez. A democrata Sarah McBride venceu o republicano Steven Washington e será a primeira senadora LGBTQ+ estadual da história americana. Ela recebeu 86% dos votos válidos no Estado de Delaware.

Em sua campanha, Sarah McBride teve o apoio do senador Harris McDowell, que ocupava a cadeira desde 1976 e se aposentou este ano, lugar que será ocupado pela nova senadora. Pelo Twitter, ela comemorou a vitória com a frase: "Nós conseguimos. Nós vencemos as eleições gerais. Obrigada, obrigada, obrigada".

Após a confirmação da sua eleição, a senadora eleita disse que uma de suas prioridades é cuidar da população de Delaware em meio à pandemia do coronavírus. Para ela, a pandemia requer uma ação redobrada: “É hora de trabalharmos para investir em políticas que vão fazer a diferença para as famílias trabalhadoras.”

A escolhida é advogada, tem 30 anos e sua história política está ligada ao ex-governador de Delaware Jack Markell, com quem trabalhou durante alguns anos, e também ao ex-presidente Barack Obama, já que atuou na Casa Branca com ele e ainda com o advogado-geral Beau Biden, filho do presidenciável Joe Biden.

As atividades da futura senadora hoje estão referenciadas na maior organização de advocacia dos Estados Unidos que luta em favor dos direitos humanos para a causa LGBTQ+, a Organização de Direitos Civis LGBTQ+ Human Rights Campaign, onde ela atua como secretária de imprensa nacional ou porta-voz.

Ativista política, McBride lançou o livro “Amanhã Será Diferente: Amor, Perda e a Luta pela Igualdade Trans” em 2018. No volume ela conta as experiências na luta pela igualdade de direitos em Delaware e em todo o país. Agora no mandato levará as propostas de que trata no livro e que defendeu em campanha.

Elas dão continuidade à sua grande realização que foi a aprovação da legislação em Delaware que proíbe a discriminação com base na identidade de gênero no emprego, habitação, seguro e acomodações públicas, questões fundamentais para garantir a igualdade de direitos para os cidadãos LGBTQ+.

Se não é a primeira parlamentar transexual eleita para um cargo legislativo no país, McBride é a primeira eleita para o cargo de senadora. Diferente do Brasil, nos Estados Unidos todo Estado tem um parlamento com uma Câmara dos Deputados e um Senado estaduais, reproduzindo os poderes da esfera federal.

Ao longo de sua trajetória, Sarah McBride coleciona pioneirismos. Em julho de 2016, ela foi a primeira palestrante trans a discursar na Convenção Nacional Democrata. A nova senadora foi também foi a primeira estagiária transexual contratada para trabalhar na Casa Branca durante o segundo mandato de Obama.

Sarah McBride se casou com Andrew Cray em agosto de 2014 e o detalhe do casamento é que ela fez isto depois de ele ter recebido o diagnóstico de câncer terminal. A celebração foi comandada pelo bispo episcopal Gene Robinson e o noivo morreu quatro dias apenas depois da solenidade oficial.

 

 

Fique sabendo

De segunda a sexta-feira tem um artigo novo neste espaço sobre política, economia ou negócios.

Imagem da Galeria Sarah McBride, nova senadora por Delaware, durante a campanha
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário
 (19) 97823-9494
 contato@eloydeoliveira.com.br