Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Escritores precisam usar marketing digital
Data de Publicação: 25 de março de 2021 16:36:00 PAPO COM O ESCRITOR - A dica de hoje para os novos produtores de conteúdo literário é que empreguem a ferramenta fazer a divulgação.
Ferramenta ajuda a tornar o livro e o seu autor conhecidos do grande público e mobiliza para as vendas.
Se você escreveu e publicou um livro ou está com tudo pronto para lançar um, não deixe de se familiarizar com o marketing digital.
Essa ferramenta ajuda a vender o seu produto e a torná-lo conhecido no meio.
Tanto uma coisa quanto outra são fundamentais para o crescimento no mercado editorial e no mercado literário.
Mas o que é o marketing digital?
Trata-se de um conjunto de ações estratégicas, cujo objetivo é atrair, reter e fidelizar clientes, utilizando-se a satisfação de suas necessidades ou mais até do que isso: dos seus desejos, que podem nem ser necessidades reais.
Na verdade, podemos traduzir o marketing digital como um processo social no qual os indivíduos obtêm o que necessitam ou desejam a partir da criação, oferta e troca de produtos.
Então, o escritor deve oferecer o seu produto, o livro que escreveu, ao mercado literário, para que o leitor ou as pessoas interessadas nessa obra possam obter um exemplar e a utilização da ferramenta, além de divulgar o livro, pode gerar a necessidade dele junto ao leitor.
No ambiente digital, os hábitos dos consumidores mudaram muito.
Uma das formas de chegar a esse novo consumidor é utilizar o marketing de conteúdo por meio das redes sociais e do e-mail marketing.
Marketing de conteúdo é a produção de conteúdo relevante com o objetivo de envolver e de reter uma determinada audiência, gerando valor para o escritor e para a sua obra.
O que é isto?
Em resumo, é reunir informações úteis relacionadas ao seu livro e à sua carreira para que o leitor possa conhecer, se interessar e comprar. Para chegar a isso, o escritor precisa estabelecer uma relação com o leitor e isto ocorre por meio das redes sociais, onde ele deve estar ativo.
Entende-se como redes sociais para esse objetivo não só o Facebook, Instagram e Twitter, mas também o Youtube, que é, talvez, a maior rede para escritores poderem atuar e se apresentar ao público no momento.
O autor deve criar perfis e páginas nessas redes e alimentá-las constantemente com textos, fotos e vídeos curtos e com canais abertos para os seus seguidores participarem.
Por fim, o e-mail marketing é outra ferramenta importante. Afinal, estima-se que mais de 4 bilhões de pessoas tenham contas de e-mail em todo o mundo. Veja que é um mercado aberto e muito forte, já que 61% dos detentores de contas a utilizam diariamente.
Você deve criar uma audiência para o e-mail marketing cadastrando usuários que visitam o seu site ou suas redes sociais e depois deve enviar para eles por e-mail as novidades e atualizações.
O e-mail marketing precisa ter um designer moderno e atraente para se destacar entre os outros e-mails que o usuário recebe.
Se o escritor conseguir montar uma boa base de contatos, terá uma ferramenta poderosa para divulgar seus lançamentos, novos projetos e eventos, além, é claro, dos seus conteúdos.
Anote isto
De segunda a sexta-feira você encontrará um artigo novo neste espaço sobre escrita criativa, literatura, filmes e livros em geral.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|