Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Escrever sobre política exige cuidados
Data de Publicação: 26 de abril de 2021 13:35:00 PAPO COM O ESCRITOR - O texto produzido para servir aos interesses das pessoas que militam em partidos requer profundidade para isenção.
O segmento gera demandas que poderão ter significados muito maiores que apenas o que as palavras expressam.
O escritor é um profissional que pode discorrer sobre qualquer assunto. É claro que procuramos sempre um nicho de atuação, mas o leque é grande.
Se você está começando, mais ainda.
Até que se firme em um segmento, as demandas poderão vir de vários lados.
Uma das encomendas que vários escritores recebem é para escrever sobre política.
Esse assunto é palpitante e perigoso ao mesmo tempo, o que exige muita atenção.
Palpitante porque a política é a área de decisão no país. Toda a nossa vida é regida pela política. O que os governantes decidem, o que eles não decidem e o que eles deveriam ver e não veem impacta diretamente nas nossas vidas.
Tenho um amigo, que era empresário e tocava a sua vida sem preocupações até que um prefeito resolveu passar uma avenida bem no meio de onde a empresa dele estava.
Ou seja, esse prefeito nunca nem pensou na existência desse meu amigo, mas destruiu a vida dele. O lugar onde estava tinha sido comprado e o negócio tinha sido montado pelo pai dele.
Quando a Prefeitura anunciou a obra e a consequente desapropriação, esse meu amigo moveu céus e terras para evitar, em vão.
Por conta de entrarem nas nossas vidas sem pedir licença e sem se preocuparem com o que farão conosco, os políticos têm demandas específicas e sempre gerando conflitos entre eles e entre eles e nós, os pobres e simples mortais.
Portanto, se for escrever sobre política, preocupe-se sempre em fazer muita pesquisa para abalizar o que vai dizer, afinal a cobrança virá.
Um bom caminho para quem vai escrever um artigo ou até mesmo livros é buscar referências e colocá-las depois para que todos saibam que o seu embasamento não é político-partidário, não se trata de uma paixão por este ou aquele partido.
Não importa se o seu texto será dissertativo, expositivo ou até mesmo descritivo. Buscar e inserir referências dá uma possibilidade maior de ter opiniões aprofundadas e abalizadas.
Quem ler os seus textos saberá que não se trata de achismos nem de defesas de teses partidárias, a menos que a contratação seja exatamente para isso.
O melhor de tudo é que não é difícil encontrar material para isso. Leia muito jornais, livros, pesquise em sites confiáveis de materiais de comunicação que atuarão como uma fonte produtiva.
Uma coisa é certa, com textos ricos, o interesse de seus leitores e eleitores aumenta significativamente por acreditarem em seu potencial.
Anote isto
De segunda a sexta-feira você encontrará um artigo novo neste espaço sobre escrita criativa, literatura, filmes e livros em geral.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|