Escrever exige planejamento

1 de setembro de 2021

Escrever exige planejamento

Data de Publicação: 1 de setembro de 2021 17:12:00 O escritor precisa se preparar para escrever e definir caminhos para chegar até o final do livro antes mesmo de começar.

Compartilhe este conteúdo:

 

Ao contrário do que muita gente pensa, uma ideia não baixa como se fosse uma inspiração e sai pronta sem mais nem menos.

 

 

Muita gente acha que ser escritor é uma coisa apenas lúdica, algo como baixar uma inspiração e sair uma obra-prima do nada.

Mas não é bem assim.

Ser escritor exige muito planejamento, trabalho e foco. Quem não se prepara, não se esforça e não estabelece objetivos, só divaga.

É essa a razão para tantos escritores começarem e logo encerrarem uma carreira mais rapidamente do que se imagina.

Ninguém consegue ou pelo menos a maioria não consegue sentar, se inspirar e escrever uma obra-prima sem planejamento, esforço ou processo de produção.

Há vários casos de escritores que estavam em crise e que se sentaram e escreveram suas melhores obras, mas ainda assim eles tiveram as três coisas fundamentais para chegar lá.

O planejamento é importante, porque é a partir dele que você amadurece a ideia.

De repente, você diz que vai escrever sobre marcianos que invadem a Terra e que pretendem dominar os humanos por telepatia.

Bom, para chegar lá vai precisar definir várias questões, como quem são esses marcianos, que poderes especiais além da telepatia eles têm e mesmo ela como funciona, como exercem seu domínio, quais os objetivos deles com isso.

Só para responder a esses questionamentos, você já estará fazendo planejamento.

O escritor que pensa que escrever é só baixar a inspiração e pronto, está muito enganado.

Escrever exige muito trabalho para reler e reescrever cada etapa do livro.

Você pode achar que está ótimo, mas, se ler no dia seguinte, vai encontrar muita coisa para mudar e a coisa é tão constante que tem de chegar uma hora e dar um basta.

Encerrar do jeito que está mesmo.

Senão, nunca termina.

Então dá trabalho e muito.

Por último, o foco é fundamental para que você não desista do projeto.

Conheço escritores que começam a falar de uma aventura na mata da Amazônia e, quando viram, já estão falando dos lagos do Pantanal.

O foco ajuda a conduzir a história.

Escritor sempre tem muita coisa para contar e vai abrindo parênteses para contar algo e, se não tiver atenção, acaba se perdendo.

Para que tudo aconteça conforme o planejado, às vezes também é necessário dar um tempo para que aquela ideia fantástica amadureça mais e se torne mais real.

Nessa situação, é muito importante espaçar os seus pensamentos, para que seu cérebro possa assimilar todas as informações adequadamente e não misturar nada.

Mesmo com o planejamento e com o foco, muitas vezes as ideias demoram dias ou até anos para se concretizarem e por isso é preciso respeitar o tempo de cada uma.

Além disso, essa dica jamais funcionará sozinha, ou seja, estude tudo o que você pensa, afinal, para que sua criatividade seja ainda melhor, você precisa de dados para trabalhar.

 

 

Informação complementar

Às quartas-feiras você encontrará uma dica nova sobre escrita criativa neste espaço.

Imagem da Galeria Escrever dá trabalho e exige muita dedicação do escritor
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário
 (19) 97823-9494
 contato@eloydeoliveira.com.br