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Empréstimo de servidor deveria ser reavaliado
Data de Publicação: 20 de fevereiro de 2021 15:36:00 Prefeituras cedem profissionais que contratam por concurso para órgãos do governo do Estado, mas o serviço continua ruim.
Governo do Estado precisa melhorar muito o serviço que vem prestando à população. As prefeituras ajudam com a cessão de servidores, mas nem isto resolve, porque as estruturas é que estão deficientes.
Taperá divulga, nesta edição, informação prestada pela Prefeitura de Salto, dando conta de que 76 servidores concursados estão emprestados para órgãos do governo do Estado na cidade, o que não seria nenhum problema se essas repartições prestassem um bom serviço à comunidade com esse acréscimo de pessoal.
Não é o que ocorre e, é claro, não se culpa aqui os servidores cedidos, mas a estrutura ineficiente que o Estado montou no município para atender aos cidadãos locais. Até mesmo serviços que são de excelência em outras cidades, como o Detran e o Poupatempo, aqui funcionam mal e irritam muito os usuários.
Nesses dois órgãos, por exemplo, são frequentes as reclamações de falta de solução para os problemas. Boa parte dos funcionários não tem o conhecimento adequado do serviço e é obrigada a buscar informações com outros que já estão lá há mais tempo, o que gera demora e insatisfação para quem precisa do serviço.
Sem contar erros grosseiros, como perda de documentação que deveria seguir para São Paulo e não vão em alguns casos. Para completar as dificuldades, o cidadão não consegue se informar. Os servidores lotados nessas repartições pouco sabem do andamento dos serviços e remetem tudo para São Paulo ou para o site.
O site do Detran é um dos piores que existem em termos de serviços ao cidadão. Quem precisa de informação se perde lá facilmente. Parece que o órgão criou um sistema para cansar o interessado. A cada dúvida, ele remete para outro menu e neste para outro até que o cidadão volta aonde começou sem solução.
O agendamento de visita presencial, por exemplo, exige paciência para se achar onde está e para se conseguir fazer, já que são tantos os obstáculos. O tempo todo se informa o que todos já sabem: existe uma pandemia e se deve então procurar os serviços online. Só que a profusão de reencaminhamentos só confunde.
Nos demais órgãos também há problemas. O pior deles é a Delegacia de Polícia. Se o cidadão precisar de atendimento, terá de procurar durante o dia e mesmo assim enfrentará a falta de funcionários e a falta de resolução. Tudo ou quase tudo é adiado. A falta de informações é gritante e a de atenção também.
Enfim, se a Prefeitura vai ajudar o governo do Estado com liberação de servidores que ela contratou para o seu serviço de atendimento ao cidadão, esses funcionários devem ser em número suficiente para resolver os problemas, pois os serviços do Estado estão muito aquém do necessário em Salto e já faz tempo.
E falta de dinheiro não é.
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Este artigo foi publicado na seção Opinião do jornal Taperá, de Salto, de 20/02/2021.
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