Eficiência não é cumprir ordens

22 de agosto de 2020

Eficiência não é cumprir ordens

Data de Publicação: 22 de agosto de 2020 18:51:00 Ao contrário do que muita gente tem como certo, é preciso saber exatamente o que terá de ser feito antes de começar a fazer.

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SEM TEMPO? ENTÃO VEJA O RESUMO

Ninguém deve executar qualquer trabalho sem saber o que está fazendo exatamente, quais as suas necessidades, processos e consequências, pois do contrário estará agindo de forma robotizada e sem efeito.

 

 

No mundo corporativo, a eficiência é um dos resultados mais cobrados de todos os funcionários e também das chefias, mas esta não é uma tarefa simples, porque temos conceitos negativos arraigados.

Muita gente acha, por exemplo, que eficiência é cumprir ordens apenas.

Cumprir ordens é uma ação burra e sem efeito, se as determinações não estiverem corretas ou se apresentarem algum desvio no curso da sua realização, seja em que área for e seja feita por quem for.

Mais do que cumprir ordens, todo funcionário e todo chefe precisa entender o que a ordem quer dizer (quais as suas necessidades, processos e consequências) e quais os objetivos buscados por ela (metas).

Só assim é capaz de perceber eventuais erros e de corrigir desvios que possam surgir.

O entendimento é o que faz também o funcionário ou o chefe se envolver com a ação.

Nenhum resultado positivo se consegue sem o envolvimento de quem se incumbe de agir dentro do processo.

O problema é que o conceito negativo de cumprir ordens apenas impera na maioria das organizações, seja por falta de treinamento e capacitação, seja por egocentrismo dos dirigentes responsáveis. 

Passar esse conceito tem sido uma das minhas tarefas primeiras em cada lugar por onde passei ao longo da minha vida como gestor.

Nem sempre fui feliz devido aos conceitos arraigados, mas não deixo de tentar.

Como fiz no condomínio onde morava.

O porteiro era daquelas pessoas dedicadas, dispostas a prestar o melhor serviço possível e um cumpridor de ordens.

O problema é que não pensava.

Ao agir assim, ele colocava toda a estratégia de administração a perder e colocava o síndico louco.

Pensar é uma atividade fundamental para qualquer ação da nossa vida e fundamental para se destacar em qualquer área também.

Quem não pensa para agir, faz o que vem à cabeça e erra procedimentos, escolha de soluções e consequentemente os resultados.

Disse isso a ele e pedi que procurasse se informar sobre cada ordem para cumpri-las com eficiência.

Mas ele estava acostumado a seguir ordens cegamente e não tinha intenção de mudar.

Certa vez, disse a ele:

- Seu João, alguns amigos virão amanhã para me acompanhar em uma viagem. Será bem cedo. Peço que os deixe entrar.

- Sim senhor. Pode deixar. Cuido disso. Que horas vêm?

Devem chegar perto das 7h.

No dia seguinte, os amigos chegaram por volta das 6h.

Teríamos uma longa viagem e se anteciparam, mas foram barrados.

- O doutor disse que vocês só poderiam entrar perto das 7h.

Imagem da Galeria Qualquer funcionário tem de saber o que faz
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