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Divulgue seu trabalho pela rede social
Data de Publicação: 16 de março de 2021 09:52:00 Novos escritores têm um espaço importante de propagação do seu conteúdo por esses canais, que são rápidos, gratuitos e fáceis.
Aposte nesse potencial de comunicação para espalhar as suas obras como escritor. Além de torná-las conhecidas, esses canais oferecem afirmação e consolidação do trabalho. O contato direto com os leitores refina a construção seu perfil.
Novos escritores têm um bom espaço para divulgação dos seus trabalhos na rede social.
Escrever implica em publicar, expor, ousar.
Ninguém escreve para deixar na gaveta.
Não se trata de ser inconveniente ou de valorizar o ego apenas. Publicar, expor, ousar é uma forma de afirmação. Mais que isto: de consolidação também do que você produz.
O mestre Stephen king já dizia que o escritor, que não acredita nele mesmo, não chega a lugar algum. Não tenha medo de ouvir algo do tipo: “É a pior coisa que já li, vi ou ouvi”.
Haverá quem dirá isso, mas também existirá quem gostará e lhe dará um elogio.
Se ninguém gostar e as críticas forem muito contundentes, significa que você precisa se reciclar como escritor e voltar depois.
Defendo aqui e onde vou que escrever é uma atividade como outra qualquer que se aprende.
Se é assim, nada que um bom treino e um esforço redobrado não consiga, sobretudo nada que a insistência não faça acontecer.
Escrever exige que pratiquemos todos os dias.
Eu me imponho desafios sempre.
Mas voltando a falar da rede social, ela é um bom canal para testar o que escreve.
Mostre o que está fazendo, crie uma identidade e colha os comentários e reações das pessoas.
A rede social mais importante hoje para o escritor é o Youtube. Pode parecer estranho, mas não é. Trata-se de uma plataforma de vídeo, mas com recursos similares aos das outras redes.
Existe a opção de seguir um canal e de interagir com os usuários, por exemplo.
O que faz o Youtube a melhor rede social para escritores hoje -e isto vem desde 2019, quando ele ultrapassou o Facebook em utilização pelos brasileiros- é a facilidade de acesso.
Existem pesquisas que mostram que 60% dos internautas escolhem assistir a um vídeo em vez de ler um texto, por ser mais dinâmico e se poder fazer isto enquanto interage com outra coisa.
O vídeo também é um recurso muito bom para divulgar o seu estilo e para criar e manter uma comunicação mais direta com seus leitores.
Outro detalhe importante é que o vídeo contribui para melhorar o posicionamento no Google e para gerar mais engajamentos.
Por último, você pode usar trilha sonora, recursos visuais e a sua voz.
O Facebook perdeu espaço para o Youtube, mas ainda é uma das maiores redes sociais.
São 2,2 bilhões de usuários no mundo todo e 130 milhões deles estão no Brasil.
Portanto, não deixe de usar.
Ele possibilita uma gestão de negócios ao mesmo tempo que a criação de uma rede de relacionamentos, o que é fundamental para divulgar o seu livro ou os seus trabalhos.
Só fica como ressalva, que o Facebook bloqueia o acesso dos seus seguidores nas páginas. Faz isto para garantir o investimento em anúncios dele.
Mas os perfis não passam por isso.
Então, se for divulgar os seus trabalhos não aposte só nas páginas. Mesmo com muitos seguidores, elas não dão o mesmo retorno que os perfis e nem as mesmas interações.
O Facebook comprou o Instagram em 2012 e de lá para cá tem investido nessa outra rede social e ela tem crescido muito, mas com outras funcionalidades. É uma rede mais rápida e direta com textos curtos e muitas imagens.
Essa condição é muito significativa porque não temos muito tempo hoje para ficar em uma só rede e existe um volume muito grande de informações, o que não seria possível de se absorver se o usuário ficar muito tempo só em uma rede para tentar ler ou ver tudo.
No Instagram, o escritor pode postar fotos com proporções diferentes das outras redes e ainda conta com os Stories, que são uma forma mais rápida de compartilhar eventos do dia, lançamentos, dicas importantes.
A rede ainda oferece enquetes, perguntas entre seguidores, Gifs e uma inovação de 2018 para cá que foi o IGTV, uma funcionalidade destinada a vídeos com mais de 60 segundos.
Outra rede que não deve ser desprezada pelos escritores é o Twitter, que tem cerca de 321 milhões de seguidores. No Brasil, ela vem sendo dominada por figuras públicas.
O Twitter funciona como um mini blog, onde o escritor pode postar coisas do seu dia a dia.
Muita gente usa o Twitter hoje como segunda tela para comentar algo que esteja vendo no PC ou na tevê, um exemplo forte é o Big Brother.
Dá para expor trabalhos, links, ideias, novidades, enfim, frases ou pensamentos.
Por último, o escritor pode usar o LinkedIn. Essa rede é corporativa e para negócios, mas funciona muito bem para o networking com profissionais dos livros, como editores e agentes literários, e com profissionais que produzem conteúdo.
Procure divulgar no Linkedin material diferente do Facebook e Instagram, que priorizam a rede de amigos e os relacionamentos pessoais. Nesta rede a abordagem é mais comercial, mais formal.
Use também as comunidades, que reúnem profissionais da mesma área, tema de interesse ou profissão, e compartilhe experiências nas áreas de atuação e tornar seu negócio conhecido por outros e abrir a comunicação.
As redes sociais vieram para ficar.
Aproveite delas e se divulgue.
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