Dificuldades sempre geram compensações

2 de março de 2021

Dificuldades sempre geram compensações

Data de Publicação: 2 de março de 2021 10:21:00 É preciso aprender a ler nas entrelinhas o que as coisas complicadas e ruins oferecem de simples e de bom à nossa inspiração.

Compartilhe este conteúdo:

 

As experiências pelas quais passamos, mesmo as ruins, são potenciais fontes de inspiração. O escritor deve aprender a olhar e ler nas entrelinhas do que a vida nos coloca o que é possível de se aproveitar para os seus trabalhos e usar.

 

 

Nunca esqueça de que tudo aquilo porque você passa de ruim te traz algo bom. Não se trata de nenhum mantra de autoajuda.

É a verdade pura e cristalina.

O que temos de fazer é aprender a ler nas entrelinhas da vida o que ela nos reservou dentro daquele episódio que vivemos.

Toda experiência vai te transformar.

Ou ela te fará crescer ou retroceder, mas nunca você ficará como era antes.

Um belo exemplo disso é a história da vida do escritor escocês J.M. Barrie, autor do grande sucesso “Peter Pan”, que está no imaginário popular desde o seu lançamento.

O livro surgiu de uma experiência de insucesso do autor com suas publicações.

A história pode ser conferida no filme “Em busca da terra do nunca”, de 2004.

No papel de Barrie, Johny Deep apresenta um autor bem-sucedido de peças que passa a enfrentar críticas e uma recepção negativa do público para a sua última produção.

A dificuldade encontrada pelo autor é transformada então em um grande sucesso.

Barrie fica inconformado com a sensação de fracasso. Como alternativa, passa a buscar novas inspirações. Nesse período, ele conhece a família Davies, que era formada por uma viúva e quatro filhos. No filme, a viúva é Kate Winslet.

A família e sua história de vida inspiram o autor a escrever a história de Peter Pan, que retrata a jornada de Peter e Sininho, uma fada, que levam os amigos João, Miguel e Wendy para conhecer o lugar em que vivem, a Terra do Nunca, onde o tempo não passa.

A partir desse enredo, o autor criou uma sucessão de aventuras, como a aldeia de índios, os meninos perdidos, um navio pirata e o enfrentamento cara a cara com o temível Capitão Gancho, capazes de garantir emoções e uma viagem na imaginação até o fim.

Se você não conseguiu descobrir ainda as coisas boas que cada experiência negativa na sua vida trouxe, veja o filme.

No mínimo, será inundado de bons sentimentos e de uma inspiração das boas.

Ver filmes ou ler livros sobre a vida de escritores e conhecer tudo o que passaram antes da fama e as soluções que descobriram é uma boa forma de encontrar inspirações novas.

Os filmes e os livros sobre a história dessas pessoas nos ensinam outra lição que deve ser perene em todo escritor: perseverar.

Persista e derrote os seus problemas, mas não os deixe de lado como se para nada servissem. Use a experiência para construir algo novo e melhor e refaça das carcaças uma nova peça.

O escritor brinca de Deus quando escreve sonhos e realiza fantasias que surgem da realidade de todos os dias.

 

 

Anote isto

De segunda a sexta-feira você encontrará um artigo novo neste espaço sobre escrita criativa, literatura, filmes e livros em geral.

Imagem da Galeria Mesmo que a vida te expulse do seu lugar, dá para usar isto como inspiração para escrever
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário
 (19) 97823-9494
 contato@eloydeoliveira.com.br