Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Crie personagens envolventes para livro
Data de Publicação: 16 de junho de 2021 22:04:00 Este é o ingrediente fundamental para dar credibilidade à sua história e para levar o leitor a querer conhecer todo o enredo.
A receita é simples: procure desenvolver identidade de sentimentos, de sonhos e de interesses com o seu leitor.
Os personagens são fundamentais para o desenvolvimento de uma história.
Mas de que forma é possível criar personagens envolventes que prendam o leitor e que o carreguem até o final do livro e ainda que sejam marcantes para sempre?
Observe que os grandes autores desenvolveram personagens pelos quais são reconhecidos aonde vão.
É essa tarefa que o escritor precisa ter em mente quando vai escrever uma história.
Para criar personagens envolventes que tornem a sua história também envolvente, é necessário pensar em figuras com carisma.
Isto não significa que deva ser um executivo de terno e gravata ou um milionário com um carro esportivo do ano.
Personagens que se destacam podem ser de qualquer classe social e com qualquer aparência. Nada disso importa. O que fisga o leitor a se interessar pelo personagem é a identidade que o autor consiga dar a ele com o mundo real, com o mundo que conhecemos.
Ao pensar em escrever um livro, você precisa ter em mente protagonistas e coadjuvantes. Estes é que vão comandar as cenas e que vão conduzir a história. Não deve se esquecer também dos personagens menores.
Para ajudar quem está começando, separei algumas técnicas que vão ajudá-lo a desenvolver personagens bem cativantes.
# 1 - Descreva a origem: sim, a origem de seu personagem faz toda a diferença. Defina o ambiente em que ele se encontra presente e foque em suas características principais de maneira detalhada.
# 2 - Personalidade: trabalhe a personalidade marcante e o fator que o diferencia dos demais personagens. Dê detalhes que façam o leitor identificá-lo em qualquer lugar.
# 3 - Nome: pense muito bem no nome ideal e, de preferência, busque algo que possa fazer sentido no decorrer da história. A escolha de nomes ajuda o leitor a se familiarizar com o personagem pela identificação e pela curiosidade do tipo de nome.
# 4 – Propósito: defina o objetivo e o foco de seu personagem. O que de fato o move? Para onde ele quer ir? Qual é o desejo dele?
# 5 - Fraquezas: trabalhe os defeitos, medos e fraquezas do personagem. Afinal, ninguém é forte o tempo inteiro e todos necessitam demonstrar emoções ruins uma hora ou outra. Essa informação ajuda na identificação também.
E aí, anotou tudo? Agora não tem erro, hein?
Escrever bons personagens também é uma questão de treino. Portanto, crie bastante. Isto ajuda você a melhorar cada vez mais.
Informação complementar
Às segundas, quartas e sextas você encontrará um artigo novo sobre escrita criativa neste espaço.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|