Comunicação une, cria laços e transforma

10 de outubro de 2020

Comunicação une, cria laços e transforma

Data de Publicação: 10 de outubro de 2020 09:27:00 Com uma simples ação de observação e de mudança de postura a partir dela, uma crise de governo se tornou um case de comunicação.

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SEM TEMPO? ENTÃO VEJA O RESUMO

Às vezes o problema é bem mais simples do que imaginamos, como neste caso em que cidadãos reclamavam da Prefeitura em Sorocaba e nós resolvemos com apenas uma mudança de postura da comunicação.

 

 

- Vocês não estão nem aí com a gente.

- Como não? Estamos aqui ouvindo vocês. Nossas equipes estão aqui. Isto é se importar.

- Não adianta nada ouvir e não fazer nada.

 

Este diálogo ríspido e direto, travado cara a cara entre mim e uma futura moradora do maior conjunto habitacional de Sorocaba, o Residencial Carandá, com mais de 2 mil moradias, ocorreu no início de 2017 em razão da demora na entrega dos imóveis.

Eu era secretário de Comunicação e Eventos da Prefeitura de Sorocaba e fui convocado pelo então secretário de Habitação e Regularização Fundiária do mesmo governo, Maurício Campanati, para participar de uma reunião com lideranças dos futuros moradores, na qual ele tentaria acalmar os ânimos e evitar crise maior.

A minha participação foi pedida por causa da ameaça dessas lideranças de procurarem a imprensa para denunciar o que eles chamavam de descaso da administração municipal. Eu tinha a missão de evitar que isto ocorresse, já que a entrega do conjunto estava enroscada em Brasília, junto ao Ministério das Cidades.

Ao tomar pé da situação na reunião, percebi que estávamos sendo acusados de dificultar a entrega do conjunto, mas isto não era responsabilidade da Prefeitura.

O conjunto fora construído em parceria entre a Prefeitura e o governo federal, mas a seleção dos moradores, cronograma de entrega e toda a papelada para a acomodação era da União.

À Prefeitura caberia apenas viabilizar a mudança, cuidando do trânsito, da segurança e do apoio funcional aos novos moradores. Além disso, a administração manteria lá escola e posto de saúde e promoveria a autorização de pontos de comércio e recreação.

 

- Espere um pouco. A Prefeitura não é responsável por essa entrega.

- E quem é então? No governo passado, disseram que era. Agora não é mais?

 

Toda a crise que estava prestes a eclodir em cima da Prefeitura tinha origem em falta de informação e em informações confusas.

A construção do conjunto havia começado duas gestões municipais antes. O último governo não avançara nessa área, mas fizera uma inauguração simbólica em dezembro de 2016 sem entregar os imóveis, o que confundiu os futuros moradores. Para eles, era a Prefeitura quem segurava a ocupação definitiva.

Desde a inauguração simbólica, as pessoas procuravam informações, mas os telefones disponibilizados para fornecê-las não esclareciam as demandas ou não tinham o que dizer conforme a pergunta feita.

Perguntei quem prestava essas informações e gerenciava os responsáveis por elas.

Era uma empresa contratada pelo governo federal quando do início da construção.

Quis saber se não respondiam porque não queriam ou se era porque não sabiam. Se falavam da Prefeitura, se a Prefeitura participava. As respostas eram negativas.

As atendentes não sabiam responder a tudo, falavam do que sabiam sem muitos detalhes e não mencionavam a Prefeitura.

Para resolver o problema, determinei que as atendentes passassem por treinamento na Comunicação e passassem a falar em nome da Prefeitura e me comprometi a produzir o conteúdo para as respostas necessárias.

Em seguida, ouvi os futuros moradores sobre quais eram as principais dúvidas e o que poderia ajudá-los mais se fosse acrescentado nas respostas e produzi um manual de informações que incluía até a saudação oficial.

Bom dia, boa tarde, boa noite, aqui é do serviço de informação sobre o conjunto Carandá, em que a Prefeitura de Sorocaba pode ajudá-lo enquanto a mudança não acontece?

A partir disso, pedi relatórios da demanda e das respostas dadas, coloquei um funcionário da minha equipe para verificar o que os futuros moradores estavam achando e o que poderia ser acrescentado para melhorar.

Descobri que os líderes tinham grupos de whatsapp para disseminar informações e convocar mobilizações, se necessário.

Como a tensão em torno desse tema era grande, afinal não é fácil mexer com a vida de 10 mil pessoas e não ter soluções imediatas ou depender de soluções de outro governo, resolvi ter uma atitude proativa, que considero perigosa e não aconselho a ser imitada, que foi pedir para me colocarem nos grupos de whatsapp como representante do governo.

 O argumento era que, falando comigo, estariam falando diretamente com o governo e dessa forma poderíamos buscar soluções mais rapidamente. Toparam na hora e minha vida virou um inferno. Os futuros moradores não me davam sossego de manhã, de tarde, de noite.

Então resolvi mudar o procedimento: avisei que só veria os pedidos e os responderia uma vez por dia e no período da manhã. Eles teriam de aguardar essa resposta, mas teriam a certeza de tê-la diretamente do governo.

O resultado dessa ação de unificação da comunicação por meio de um sistema que falasse em nome da Prefeitura e do meu monitoramento direto nos grupos de whatsapp foi que conseguimos informar aos futuros moradores até os bastidores do que ocorria.

Havia uma briga política por trás, é claro. Por isso, a entrega demorava. Representantes do governo anterior, cujo partido era o mesmo do ministro das Cidades solicitaram o atraso.

Mas a informação chegava tão rápida e completa para os futuros moradores que eles perceberam o nosso empenho, principalmente do prefeito, que foi a Brasília e discutiu com o ministro para cobrar a entrega, e assim conseguimos desmobilizar todas as manifestações contrárias e ao mesmo tempo ganhar o apoio dos futuros moradores.

O conjunto residencial foi entregue em março de 2017, apenas três meses após a posse. E até hoje mantenho contatos via whatsapp com moradores de lá, embora nem esteja mais no governo e não tenha responsabilidades lá.

 

 

Fique sabendo

Todos os sábados tem um case novo neste espaço.

Imagem da Galeria Gesticulo ao centro durante reunião para definição da mudança na comunicação
Imagem da Galeria Secretário de Habitação, o prefeito, eu e um assessor ajudando na mudança de moradores
Imagem da Galeria Caminhões de mudança no conjunto residencial Carandá
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