Como vencer o desafio de conquistar leitores

23 de abril de 2021

Como vencer o desafio de conquistar leitores

Data de Publicação: 23 de abril de 2021 13:36:00 PAPO COM O ESCRITOR - O autor precisa estar atento ao que o mercado pede no momento para poder chegar mais longe com as suas histórias.

Compartilhe este conteúdo:

 

A principal lição para prender o leitor é pesquisar sobre o que ele quer ler e atendê-lo com a sua genialidade.

 

 

Hoje, 23 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais.

A data foi instituída pela Unesco como forma de incentivar as pessoas a se desafiarem na exploração de novos tópicos, formatos ou gêneros literários fora do padrão a que já estão acostumadas no seu dia a dia.

No fundo, o objetivo é conquistar leitores.

O mercado do livro e o mundo da literatura vivem muito dos leitores e eles estão cada vez mais mudados e diferentes.

Conquistar leitores significa entender essas mudanças e essas caraterísticas especiais.

Isto é fundamental, porque não é só a demanda que traz leitores, mas entendê-los.

No ano passado e neste início de ano, por exemplo, por conta da pandemia, a demanda surgiu forte. Sem poder sair muito de casa e sem encontros sociais, muita gente foi atrás de livros para se distrair e para passar o tempo.

Com esse interesse natural, era para se ter um “boom” de vendas e o mercado estar bastante aquecido, o que aconteceu, mas não no nível que se podia alcançar se os escritores estivessem preparados para atender a procura.

Para estar em sintonia com o mercado, é preciso saber o que o mercado quer ver.

Uma pesquisa inédita no Brasil, desenvolvida pelo Written Word Media, mostra as principais tendências do mercado para 2021.

# 1ª tendência – Priorize os e-books.

Mark Dawson, da The Self Publishing Formula, afirma que o fenômeno da auto publicação é irreversível e o foco dela é a produção de e-books e não livros físicos. Outra razão importante é que os e-books estão ganhando penetração no mercado europeu, que sempre foi reticente com os livros brasileiros.

# 2ª tendência – Audiolivros são úteis.

A pandemia permitiu crescer muito o mercado de audiolivros, porque eles podem ser consumidos enquanto o leitor faz outra coisa. Basta que essa outra atividade não exija concentração e nem raciocínio. Muitas tarefas que fazemos no dia a dia não requerem essa atenção. Esse é o momento em que o audiolivro entra com força, sobretudo pelo custo.

# 3ª tendência – Escrever séries.

Em 2021, os autores que se concentrarem na produção de séries poderão obter mais retorno financeiro. A pesquisa do Written Word Media aponta que os leitores preferem ler histórias que são fragmentadas em capítulos. É como acompanhar uma novela, só com a diferença de que os capítulos vão se intensificando.

# 4ª tendência – Cooperação entre autores.

Outra forma de se aproximar do mercado é buscar produções coletivas de cooperação.

Por que buscar esse tipo de publicação?

Porque ela permite partilhar custos de produção, combinar esforços de marketing e estar presente em espaços em que não estaria.

# 5ª tendência – Aproveitar disputa das principais plataformas de publicação.

Desde o início da pandemia, as principais plataformas de publicação de e-books começaram uma disputa pelos autores.

A Amazon, Apple e Google querem publicar livros dos autores independentes.

Elas descobriram que esse mercado é fértil e deve trazer bons dividendos.

A Amazon continua sendo o principal espaço de vendas para autores, mas está investindo em melhorias no seu sistema para segurar autores.

Afinal, a Apple reformula o seu portal para facilitar o processo para os usuários sem Mac.

O mesmo está fazendo a Google por meio do Google Play, que também renovou a interface analítica de publicação para facilitar as vendas.

Na hora de publicar, o escritor deve ficar atento a essas mudanças para ter o melhor produto no final do processo.

É isso o que o escritor precisa fazer para estar em sintonia com o mercado e vender mais.

Afora criar histórias envolventes que prendam a atenção desde a primeira linha.

 

 

Anote isto

De segunda a sexta-feira você encontrará um artigo novo neste espaço sobre escrita criativa, literatura, filmes e livros em geral.

Imagem da Galeria As possibilidades são infinitas se o escritor casar o interesse do leitor com a sua produção
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário
 (19) 97823-9494
 contato@eloydeoliveira.com.br