Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Como ter inspiração com música
Data de Publicação: 13 de abril de 2021 18:31:00 PAPO COM O ESCRITOR - A melhor maneira de despertar e aguçar a sua capacidade criativa é usando a música como agente emocional.
Ouvir uma canção desperta emoções antigas no cérebro e faz com que elas sirvam de base para novas obras hoje.
Uma das melhores formas de desenvolver a escrita criativa é através da música.
Sim, a música tem um forte apelo no processo criativo para os escritores e é uma fonte muito importante de inspiração.
Existem estudos que confirmam haver na melodia de uma canção ingredientes que são capazes de fazer quem ouve ser levado a viajar na memória, como se revivesse momentos do passado que lhe foram marcantes.
Em muitas situações, essa lembrança trazida pela música é capaz de fazer surgir uma ideia de escrever um poema, um artigo ou até mesmo um livro inteiro por conta da sensibilização que ela consegue provocar no ser humano, sobretudo nos escritores que tem como profissão transpor para o computador os sentimentos.
O hábito de ouvir música estimula ainda o processo de concentração e de treino da memória de um indivíduo, fazendo com que ele consiga ir ao ponto exato de quando aquela emoção vivida aconteceu e trazê-la para um novo panorama de arte, capaz de gerar uma nova obra.
É interessante essa perspectiva de criação, porque o cérebro não tem um calendário que registre que uma determinada emoção é de uma determinada data. Em vez disso, ele retoma aquela emoção antiga e a coloca para circulação no processo mental como se ela fosse de agora.
Isto pode acontecer em várias situações e com as mais variadas músicas e também seja apenas ouvindo a música em si ou mesmo tocando também instrumentos e cantando.
Portanto, se permita abrir novos horizontes através da música. Você vai se surpreender com as possibilidades que existem de criação apenas ouvindo, tocando ou cantando uma canção.
Eu, particularmente, uso a música no meu processo de escrita criativa.
Normalmente, coloco uma música alinhada com o que vou escrever e a partir do som e dos acordes que vou escutando consigo escrever com mais liberdade e rapidez, além de não enfrentar dificuldade para ter inspiração.
Se o que vou escrever é algo romântico, calmo e emocional, uma música leve e com muito instrumental. Se o que vou escrever é alguma coisa mais agitada, a música segue o mesmo caminho e se for uma produção mais elaborada e que exija mais concentração, a música é instrumental ou clássica.
Enfim, cada um tem o seu processo criativo e sofre interferências diversas.
Descubra qual é o seu, mas não ignore a música como artifício para ajudar na criação.
Anote isto
De segunda a sexta-feira você encontrará um artigo novo neste espaço sobre escrita criativa, literatura, filmes e livros em geral.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|