Como ter certeza de que seu texto é bom

14 de abril de 2021

Como ter certeza de que seu texto é bom

Data de Publicação: 14 de abril de 2021 19:19:00 PAPO COM O ESCRITOR - Faça uma análise crítica do seu conteúdo para chegar a eventuais erros e possíveis correções que possam ser feitas.

Compartilhe este conteúdo:

 

O trabalho de avaliação crítica ajuda o autor a se conhecer melhor e a produzir com mais qualidade e objetivo.

 

 

Quem está começando a trabalhar com escrita criativa, normalmente, fica um tanto quanto inseguro sobre a qualidade dos seus textos, o que é profundamente normal.

As expectativas são sempre maiores do que aquilo que conseguimos realizar.

Mesmo assim, não desanime.

Tudo melhora com o tempo, já que é a prática e a constância que fazem os resultados melhorarem e isto ocorre com todo mundo.

O ideal é pedir uma análise crítica dos seus textos para avaliar onde está errando e o que pode melhorar.

A análise crítica ajuda o escritor a se conhecer melhor e a ser mais objetivo.

Esse é um dos trabalhos que faço como consultor literário e tenho certeza de que ele é muito produtivo para quem está começando.

Além de analisar a produção do escritor, faço um bate-papo sobre a sua linha de trabalho, o que ajuda a construir cenários de produção de conteúdo, atacando pontos fracos e enaltecendo pontos fortes.

Em geral, o escritor trabalha isolado e sozinho, por conta das características desse tipo de atividade e lhe faltam essas conversas.

O fato de realizarmos uma leitura ativa e uma boa interpretação de texto, nos leva a nos aproximarmos mais do que o escritor pensa.

Isto favorece a conversa.

A análise crítica dos textos literários segue alguns passos importantes que ajudam muito o escritor em início de carreira.

Por exemplo, o início do trabalho é uma leitura com muita atenção para saber do que se trata e identificar a tese do autor. Para isso, faço pesquisas para me aprofundar no assunto e poder argumentar a respeito.

Mas essa é só a primeira leitura.

Na segunda vez que leio, anoto as partes mais interessantes e as ideias sobre o texto.

Depois me faço e respondo perguntas especificas sobre o assunto, tentando entender em que pontos o texto apoia os seus argumentos e de que forma o autor se apresenta.

Na análise crítica, busco equilibrar os pontos negativos e positivos da ideia, mas, se tiver mais positivos ou negativos, apresento primeiro o que possui menos para estimular a correção sem uma conotação de prejuízo.

E, por último, faço uma organização da análise.

Primeiro devem constar do texto base todas as informações que uma história precisa para existir, como as seguintes: onde acontece, quando acontece e por que acontece.

Em seguida, vem a tese defendida ou a moral da história, isto é, a motivação para ela ter sido escrita e aonde se quer chegar com ela.

Com essa avaliação, não há como não melhorar o seu texto.

 

 

Anote isto

De segunda a sexta-feira você encontrará um artigo novo neste espaço sobre escrita criativa, literatura, filmes e livros em geral.

Imagem da Galeria Escrita criativa fica melhor com a prática e a constância
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário
 (19) 97823-9494
 contato@eloydeoliveira.com.br