Como se tornar um escritor best-seller

1 de março de 2021

Como se tornar um escritor best-seller

Data de Publicação: 1 de março de 2021 15:55:00 Sonho de qualquer escritor que entra para o mundo da escrita criativa, se transformar em referência não é uma tarefa fácil.

Compartilhe este conteúdo:

 

O autor que desejar colocar o seu livro entre os mais vendidos precisará se dedicar essencialmente a agradar o leitor. As publicações terão de trazer o que quem vai ler deseja ter contato no exato momento da produção da obra.

 

 

Quem entra para o mundo da escrita criativa sempre sonha em se tornar um dia um escritor best-seller, que é o topo da carreira.

Assim como o jogador de futebol almeja chegar à seleção brasileira ou a um grande clube internacional ou a modelo quer ser capa de revistas internacionais, o escritor planeja ser popular entre os leitores do seu país e por que não do mundo inteiro?

O que a maioria não sabe é que nem todo mundo se enquadra no perfil de um escritor desse nível e não é por incapacidade técnica.

Ao contrário, defendo que qualquer escritor pode se tornar conhecido no mundo todo.

Acredito que qualquer escritor pode produzir uma obra que venha a se tornar um best-seller.

Lembro do caso de Marcelo Rubens Paiva, autor que explodiu em vendas com o primeiro livro: “Feliz Ano Velho”, de 1982.

Eu tinha acabado de entrar na faculdade de jornalismo quando ouvi e vi circular entre todos os universitários da época a história de um jovem da nossa idade que havia ficado tetraplégico após nadar em um lago às margens da Rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo.

Todo mundo queria ler.

Foi o boca-a-boca nas universidades e a disseminação de uma experiência que tocava os estudantes de perto que fizeram o sucesso do livro. Não estou, é claro, menosprezando o material produzido pelo escritor e sim evidenciando que um best-seller depende de vários fatores para surgir e se consolidar.

O caso de Marcelo Rubens Paiva representa o encontro do que estava no inconsciente coletivo daquelas pessoas e toda a carga de emoção que ele trazia fundamentalmente por ser uma história real e ter a capacidade de colocar o estudante no lugar do autor na tragédia.

Repito: é possível a qualquer escritor se tornar um best-seller, mas é preciso que ele se dedique a isso como a coisa mais importante da sua vida.

O que faz a diferença de um escritor comum para um best-seller são uma série de razões em torno da produção do livro mágico.

Primeiro, vamos entender o que é um livro best-seller para depois chegarmos ao escritor best-seller e analisar as possibilidades individuais de cada um dos pretendentes.

Um best-seller é o livro que chegou à lista dos mais vendidos. Apesar disso, não existe um medidor oficial e confiável de quantos livros se vende e em que pontos de venda. A lista é uma representação do todo na verdade.

No Brasil, o levantamento é feito por jornais e revistas e leva em conta as vendas realizadas pelas maiores redes de livrarias no caso do livro físico e nos maiores portais de venda online no caso dos livros publicados dessa maneira.

Uma dessas listas que está entre as mais conhecidas é a da revista Veja, da editora Abril.

A publicação pesquisa as vendas anuais de 16 grandes cidades brasileiras e de sete sites.

Para Pascoal Soto, que atua no mercado editorial brasileiro há quase 30 anos, um livro que vende 5 mil exemplares já pode ser considerado um best-seller no Brasil.

Já a Câmara Brasileira do Livro avalia que um best-seller é o livro que vende 15 mil exemplares ao longo da vida comercial dele.

No mercado norte-americano, que é o maior do mundo (o Brasil é o 14º), a avaliação de vendas também é feita por meio de jornais e revistas e não abrange todos os livros vendidos e nem todos os pontos de vendas, mas os critérios de avaliação variam um pouco.

Para o jornal The New York Times, um dos grandes avaliadores de desempenho da venda de livros no país, que consulta 4 mil livrarias, por exemplo, uma publicação chega à classificação de best-seller se vender 2.108 exemplares em uma semana ou se figurar entre as 37 categorias dos mais vendidos da semana nas livrarias escolhidas para a pesquisa.

Agora que classificamos o que é um best-seller, explico as razões da minha afirmação acima de que nem todo mundo se enquadra no perfil de um autor best-seller.

Assim como nem todo jogador tem o perfil de driblador de um Neymar e nem toda modelo tem as características e a assertividade de uma Gisele Bündchen, nem todo escritor se ajusta à roupa do escritor best-seller.

Para escrever um livro com potencial de se tornar o mais vendido, o escritor precisa, antes de tudo, mudar o foco do que os grandes mestres da nossa literatura defendem, ou seja, ele precisa escrever em função da maioria dos leitores do mercado e não da sua criatividade.

Grosso modo, é se colocar a serviço do que as pessoas querem ler e não escrever o que o inspira ou o que o motiva a ser escritor.

A razão principal disso é que um best-seller é um livro que deve agradar a maioria dos leitores e essa condição exige uma série de requisitos, como falar de um assunto que palpita este momento, ir ao encontro do que pensam esses leitores e fundamentalmente ter uma linguagem fácil de se entender.

Não que os outros livros não tenham, mas o best-seller precisa ser simples ao extremo para captar a média do leitor em questão.

Outros detalhes que afastam a maioria dos escritores do perfil de escritor best-seller são a necessidade de se ter um nome consolidado no meio (é raro um escritor estreante escrever um best-seller), uma editora de porte (um livro assim requer distribuição e publicidade que só as grandes conseguem) e ser referência na área (um influenciador nas redes sociais do segmento a ser abordado no livro, pois um livro assim exige o contato com muitas pessoas).

Em suma, se você quer ser um escritor best-seller, comece pesquisando quais são os assuntos que estão sendo pautados hoje, depois crie perfis nas redes sociais e arrebanhe seguidores em bom número e, por fim, busque uma editora de porte para bancá-lo.

O Google Trends, jornais, revistas e sites são os locais indicados para buscar os assuntos mais interessantes para o público em geral.

Para se tornar uma autoridade no assunto que escolher após a pesquisa, crie conteúdos relevantes, dissemine essas informações nas suas redes, se torne colunista de algum site importante e crie eventos para atrair o leitor.

Por último, a busca por uma grande editora vai depender do tipo de assunto que vai abordar. Faça uma pesquisa das maiores na área, reúna contatos de figuras chaves delas e elabore um projeto que conte sobre o que vai escrever e destaque o potencial de mercado desse tema e os seus diferenciais de escritor.

Não é uma tarefa fácil, mas é possível.

 

 

Anote isto

De segunda a sexta-feira você encontrará um artigo novo neste espaço sobre escrita criativa, literatura, filmes e livros em geral.

Imagem da Galeria Para escrever um best seller, o escritor tem de focar no leitor médio geral
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário
 (19) 97823-9494
 contato@eloydeoliveira.com.br