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Como o McDonald’s usou o erro a seu favor
Data de Publicação: 26 de julho de 2021 12:29:00 Empresa de fast food, reconhecida mundialmente como apoiadora de jovens, usou enganos dos novatos para melhorar atendimento.
Campanha interna "Todo mundo comete erros" ajudou todos os trabalhadores a se ajudarem a partir do que saiu errado.
No mercado de trabalho brasileiro, é muito comum se ouvir reclamações contra a exigência de experiência para contratações.
Se essa regra fosse colocada em prática sempre e em todo lugar, o mercado pararia, pois não se pode ter experiência sem ter trabalhado e todo sistema precisa de reposição ou renovação, portanto o mercado de trabalho precisa de pessoas novas.
Para se ter pessoas novas, é necessário aceitar gente sem experiência.
O McDonald’s é uma empresa que prima por contratar a maior parte do seu pessoal operacional entre pessoas sem experiência.
Essa condição deu à empresa em nível mundial um reconhecimento importante, o de ser uma companhia preocupada com os jovens.
Mas é sabido que quando não se tem experiência se comete mais erros. Então, os prejuízos causados podem ser maiores que os benefícios de se promover a renovação.
Para resolver essa equação, o McDonald’s da Bélgica teve um insight interessante: eles passaram a usar o erro dos novatos como mola propulsora para a ajuda coletiva.
Ou seja, todo erro cometido é colocado para os demais para que aprendam juntos.
Dessa forma, a campanha interna “Todo mundo comete erros” foi um sucesso.
Permitiu que se trabalhasse os erros internos, que se motivasse os novos trabalhadores contratados e que se reduzisse os prejuízos provocados pelos erros.
Essa foi uma maneira inteligente de usar a realidade da empresa para melhorar o seu produto e o desempenho do operacional.
Vários insights surgiram a partir da observação do erro e como contribuição para a melhoria global. A partir deles, o McDonald’s empreendeu uma série de mudanças do seu processo e corrigiu erros em toda a planta.
O custo de investimento nessa campanha é ínfimo se comparado com os resultados.
A ideia levou o McDonald’s da Bélgica a servir de exemplo para os demais no mundo.
A experiência pode e deve ser replicada em outras empresas, ainda que não sejam empresas de alimentação.
Informação complementar
Às segundas-feiras você encontrará um artigo novo neste espaço sobre insights profissionais.
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