Como o McDonald’s usou o erro a seu favor

26 de julho de 2021

Como o McDonald’s usou o erro a seu favor

Data de Publicação: 26 de julho de 2021 12:29:00 Empresa de fast food, reconhecida mundialmente como apoiadora de jovens, usou enganos dos novatos para melhorar atendimento.

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Campanha interna "Todo mundo comete erros" ajudou todos os trabalhadores a se ajudarem a partir do que saiu errado.

 

 

No mercado de trabalho brasileiro, é muito comum se ouvir reclamações contra a exigência de experiência para contratações.

Se essa regra fosse colocada em prática sempre e em todo lugar, o mercado pararia, pois não se pode ter experiência sem ter trabalhado e todo sistema precisa de reposição ou renovação, portanto o mercado de trabalho precisa de pessoas novas.

Para se ter pessoas novas, é necessário aceitar gente sem experiência.

O McDonald’s é uma empresa que prima por contratar a maior parte do seu pessoal operacional entre pessoas sem experiência.

Essa condição deu à empresa em nível mundial um reconhecimento importante, o de ser uma companhia preocupada com os jovens.

Mas é sabido que quando não se tem experiência se comete mais erros. Então, os prejuízos causados podem ser maiores que os benefícios de se promover a renovação.

Para resolver essa equação, o McDonald’s da Bélgica teve um insight interessante: eles passaram a usar o erro dos novatos como mola propulsora para a ajuda coletiva.

Ou seja, todo erro cometido é colocado para os demais para que aprendam juntos.

Dessa forma, a campanha interna “Todo mundo comete erros” foi um sucesso.

Permitiu que se trabalhasse os erros internos, que se motivasse os novos trabalhadores contratados e que se reduzisse os prejuízos provocados pelos erros.

Essa foi uma maneira inteligente de usar a realidade da empresa para melhorar o seu produto e o desempenho do operacional.

Vários insights surgiram a partir da observação do erro e como contribuição para a melhoria global. A partir deles, o McDonald’s empreendeu uma série de mudanças do seu processo e corrigiu erros em toda a planta.

O custo de investimento nessa campanha é ínfimo se comparado com os resultados.

A ideia levou o McDonald’s da Bélgica a servir de exemplo para os demais no mundo.

A experiência pode e deve ser replicada em outras empresas, ainda que não sejam empresas de alimentação.

 

 

Informação complementar

Às segundas-feiras você encontrará um artigo novo neste espaço sobre insights profissionais.

Imagem da Galeria Aprender com as experiências dos outros para não errar
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