Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Como ficar atualizado para escrever
Data de Publicação: 10 de maio de 2021 19:11:00 PAPO COM O ESCRITOR - Uma das melhores formas de obter mais informação é participar de oficinas literárias ou cursos de formação.
Absorva os conhecimentos que se pode adquirir em oficinas literárias ou nos cursos de formação de escritores.
Escrever é um processo contínuo que exige atualizações constantes.
Não só em relação aos assuntos a serem abordados, mas também -e principalmente- sobre o processo de escrita criativa.
Uma das melhores maneiras de se manter atualizado é participar de oficinas literárias ou de cursos de formação de escritores.
Algumas pessoas têm certa resistência a isto, pois acreditam que escrever é um dom.
Ninguém precisa ensinar um dom, segundo a concepção dessas pessoas.
Ledo engano.
Há pessoas que são dotadas de um dom por assim dizer para escrever, por terem facilidade para discorrer sobre quaisquer assuntos ou por encontrarem inspiração em qualquer lugar.
Mas a verdade é que escrever é um processo que qualquer pessoa pode desenvolver.
Não precisa ter nenhum dom.
Basta que estude, aprenda e se aplique no fazer literário com a constância necessária.
As oficinas literárias ou cursos de formação são uma oportunidade ímpar principalmente para esses escritores que acham que não precisar aprender nada porque vieram ao mundo com um dom especial, divino e exclusivo.
O que se aprende nessas situações fica para sempre.
A primeira informação a que os alunos têm acesso são os conceitos de como fazer ficção de forma lúdica e séria, que vão muito além da literatura universal, aquela que se aprende nos clássicos estudados à exaustão nas escolas.
Outra situação a que são expostos é a colocação do seu texto à prova.
Nas oficinas, os textos recebem críticas e o autor descobre que há inúmeras pessoas como ele escrevendo ficção igual ou melhor que ele.
Tudo isto é impactante para quem está começando a escrever, porque abala o seu processo de produção criativa.
Há quem trave de cara.
Há quem deslanche demais.
Mas fundamentalmente o aprendizado fica como base para a vida de escritor.
São conceitos, obras e técnicas para decifrar um mundo espetacular, que é o mundo da escrita criativa, capazes de começar a criar no autor um estilo próprio com escolhas individuais para cada produção a partir dali.
Os insights gerados são marcantes.
Nas oficinas e cursos se aprende uma diferença básica importante entre escrita criativa e escrita literária.
A primeira vem do inglês creative writing e significa toda a produção textual que não seja profissional, jornalística, acadêmica ou técnica.
Essas produções privilegiam o trabalho estético com a linguagem, representado pelo uso de rimas ou metáforas, elaboração de personagens e a criação de tramas calcadas sempre em um conflito central.
Já a escrita literária é uma parte da escrita criativa, dividindo espaço com roteiros para a televisão, cinema, séries, com biografias, com letras de música, com quadrinhos, com games e com uma gama enorme de textos afins.
A escrita criativa é um tipo de texto que enfatiza a criatividade, a autoria e a forma.
O mais interessante de todo o processo aprendido nas oficinas e nos cursos é que quem passa por essa formação consegue escrever qualquer tipo de texto, técnico, literário ou profissional, como o jornalístico.
Portanto, vale muito a pena.
Anote isto
De segunda a sexta-feira você encontrará um artigo novo neste espaço sobre escrita criativa, literatura, filmes e livros em geral.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|