Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Como fazer sucesso na escrita criativa
Data de Publicação: 7 de maio de 2021 21:17:00 PAPO COM O ESCRITOR - Existem várias profissionais que estão ligadas a essa área de atuação e que podem render bons dividendos.
Fique atento às oportunidades que existem em torno dessa área e siga as dicas que damos aqui para conquistar o melhor.
A escrita criativa vem se tornando uma forma eficiente de ganhar dinheiro.
Se você imagina que só o escritor pode se beneficiar desse mercado, está enganado.
Existem várias possibilidades de ganho para outras profissões que trabalham junto com o escritor na produção de um livro.
Por exemplo, professores que ensinam literatura, consultores literários e editores de livros são algumas dessas profissões.
Esses profissionais atuam diretamente na produção de livros ou no encaminhamento deles.
Há outras profissões: arte-finalistas, diagramadores, fotógrafos, sociólogos.
Com o livro pronto, podem trabalhar também jornalistas, marqueteiros, roteiristas, atores, bibliotecários, livreiros e technical writer.
Esta última é a profissão de escritores técnicos, que são responsáveis pela produção e gestão de manuais, sites e outros tipos de textos e comunicações que auxiliam na divulgação.
Toda essa gama de profissionais atua na concepção, elaboração, produção e edição de livros e podem ser geradoras de bons dividendos para as pessoas que as exercem.
Mas se a sua praia é ser escritor, para chegar a ganhar dinheiro com a profissão é preciso conquistar uma boa capacidade de escrita.
Uma boa escrita pode fazer a diferença para qualquer pessoa. Não importa o lugar. Onde a produção textual for importante, ela será decisiva para quem a tiver.
Escrever bem é uma arte.
E o melhor de tudo é que ela pode ser aprendida e melhorada com a prática constante.
Para ajudar quem está começando, vou citar pelo menos cinco estratégias que você pode usar para melhorar a sua escrita, emocionando e convencendo os seus leitores:
# 1- Para causar emoções intensas, a primeira coisa a fazer é conhecer as suas próprias emoções, os seus sentimentos.
Como fazer isto?
Faça algumas perguntas a você mesmo.
Por exemplo: o que te causa tristeza? o que te desperta a alegria? quais são os temas que mexem com suas emoções mais profundas?
Com base nessas respostas, deixe os sentimentos fluírem. A literatura permite a catarse tanto ao leitor quanto ao escritor.
Quanto mais pessoal é algo que você faz, mais universal ele se torna. Na essência, somos feitos do mesmo conteúdo emocional.
Se você escreve algo que o emociona, então, você já pode ter certeza de que mais alguém também vai se emocionar com o seu livro.
Somos todos humanos.
Outra coisa: respeite o seu personagem.
Para se conectar com um livro e se emocionar com ele, o leitor precisa ter uma relação direta com o seu personagem principal.
Ele deve criar um laço afetivo com o leitor.
A partir daí, o seu desenvolvimento será acompanhado de perto e o emocionará.
# 2 – Não demore para entregar respostas.
O que são essas respostas?
É o momento das revelações dos mistérios que envolvem a trama. A cada situação criada, tem uma solução que deve ser mostrada. Se deixar para fazer isto apenas no final do texto, o leitor pode se cansar e não ir até lá.
Portanto, entregue respostas desde o primeiro momento para incentivá-lo.
# 3 - Use parágrafos e períodos mais curtos.
Quanto mais reduzidos forem, mais entendimento darão. Além disso, fica mais fácil de escrever quando a ordem é direta e o texto tem uma ou duas sentenças apenas.
Textos com parágrafos curtos evitam erros de concordância e erros de história.
# 4 – Toda história tem de ter começo, meio e fim, mas é no início e no final que estão os pontos mais importantes, ou seja, aqueles que devem impactar. Se a história não tiver um início que chame o leitor e que o leve para conhecer o resto, fatalmente ele não irá. Depois de viver tudo o que os personagens precisam viver, se não tiver um final de impacto, o leitor ficará frustrado.
Trabalhe muito nesses dois pontos.
# 5 – A última dica é sempre que apresentar números, crie eventos cotidianos para demonstrar e use um personagem para contar as informações desses números.
Não deixe nada sem explicar, sem esclarecer.
A melhor forma de perder leitores é ser nebuloso nas informações.
O segredo da escrita criativa pode ser resumido em três situações: escreva de forma clara, reproduza as emoções que tem ou que viu alguém ter e crie impactos especiais.
O resto acontece.
Anote isto
De segunda a sexta-feira você encontrará um artigo novo neste espaço sobre escrita criativa, literatura, filmes e livros em geral.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|