Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Como expressar emoções para escrita
Data de Publicação: 20 de maio de 2021 00:33:00 PAPO COM O ESCRITOR - O texto literário precisa de mecanismos emocionais para atrair, conquistar e prender o leitor e isto do começo ao fim.
Todo autor precisa dominar a forma de emocionar o seu leitor para cativá-lo, conquistá-lo e prendê-lo do começo ao fim.
Um dos pontos centrais da escrita criativa, aquela que se faz para contar as histórias dos romances, é a emoção.
Todo autor precisa saber colocar o clima emocional em ação na sua escrita.
A emoção é um dos principais diferenciais da escrita criativa em relação à escrita técnica ou profissional, como a que se faz normalmente em artigos científicos ou jornalísticos.
Uma das formas de identificar o que é a emoção e o que é a técnica em um texto é distinguir o texto contado do texto dito.
Em geral os textos técnicos ou profissionais são textos ditos, ou seja, usam verbos de fala para mostrar o que acontece ou o que deve ser conhecido pelo leitor da história.
Esses verbos interpretam os sentimentos dos personagens e dizem quais são as emoções. Eles dão destaque para a precisão.
Já o texto criativo conta. Isto é, descreve o que acontece ou deve ser conhecido dando ênfase à emoção e aos sentimentos dos personagens.
A diferença básica é que o texto técnico ou profissional informar o leitor e o texto criativo envolve o leitor com a história.
No texto criativo, o leitor tem a possibilidade de escolher se participa daquela emoção ou não. No texto técnico ou profissional, ele recebe a interpretação da emoção pronta, sem escolha.
Por exemplo, eu posso relatar uma batida de carros no trânsito de uma grande cidade nas duas formas: a jornalista e a criativa.
Veja:
# Jornalismo – Uma SUV, que seguia pela Avenida da Praia, foi fechada por uma Belina, às 16h desta terça-feira, em Salvador, quando cruzava a esquina com a Rua Nestor Pestana.
O acidente causou danos materiais de grande monta para o motorista da Belina, que ficou praticamente destruída.
Ambos os motoristas não se machucaram com o choque, mas depois entraram em luta corporal durante a discussão sobre quem era o culpado. O confronto acabou com a internação no hospital Sírio Libanês do motorista da SUV, cuja perna esquerda e braço direito quebrados.
O motorista da Belina culpou o outro pelo acidente e usou suas técnicas de lutador profissional de boxe para agredi-lo.
Ele só parou quando a polícia interveio.
A polícia informou que o motorista que estava errado era o da Belina, tanto pelo acidente quanto pela agressão. Por isso ele foi preso em flagrante e responderá em liberdade pelo crime de lesão corporal culposa.
Ao ser detido, o motorista da Belina disse: “Vou matar aquele desgraçado”. O motorista da SUV respondeu, enquanto era levado de maca: “Ele vai me pagar custe o que custar”.
# Escrita criativa – Com a perna esquerda pendurada por uma alça de pano em um suporte do hospital Sírio Libanês e o braço engessado, o motorista de uma SUV, envolvida em um acidente com uma Belina, em Salvador, deixou escorrer lágrimas de raiva.
- Ele vai me pagar custe o que custar, disse sobre o outro motorista, fechando os punhos.
O acidente aconteceu no cruzamento da Avenida da Praia com a Rua Nestor Pestana, às 16h desta terça-feira, quando a SUV cruzava a rua, por onde vinha o motorista da Belina.
O motorista da SUV não se conforma com as fraturas provocadas pelo homem que dirigia a Belina. Seu algoz é lutador profissional de boxe e o atacou de surpresa enquanto eles discutiam sobre quem era responsável pela batida.
O motorista da Belina também ficou irritado e, por culpar o outro, o agrediu com violência. Apesar de o motorista da SUV pedir para ele parar, o homem só sossegou quando quebrou a sua perna e o braço. Sem poder andar e com dores fortes, o motorista da SUV foi salvo pela polícia, que prendeu o agressor em flagrante, a quem acusou de ser o responsável pelo acidente e ainda pelas agressões ao outro.
O motorista da Belina vai responder lesão corporal culposa devido à agressão.
A Belina praticamente destruída.
O motorista que a conduzia ficou tão fora de si que, mesmo algemado e imobilizado pelos policiais, ainda ameaçou o outro motorista:
- Eu vou matar aquele desgraçado.
Dá para ver claramente que o primeiro texto é mais informativo e que, embora diga sobre o sentimento envolvido na batida, não tenta envolver o leitor, mas apenas dizer o que houve.
Já o segundo texto é mais emocional e tenta captar o leitor para que sinta a mesma raiva do motorista agredido em relação ao outro.
A escrita criativa é uma forma de contar histórias e claro expor sentimentos.
Gerir suas emoções através da escrita é uma forma de desabafar com o papel ou o computador sobre aquilo que você não consegue contar a mais ninguém, como no caso do motorista da SUV, que se sente envergonhado por ter apanhado na briga.
Se você quer experimentar esse mundo da escrita expressiva, separei aqui algumas dicas dessa modalidade tão bem-vista e amplamente estudada pela psicologia.
# 1- O primeiro passo é encontrar um lugar e um horário em que você esteja confortável e sem perturbações para escrever.
# 2- Em seguida escreva sobre algo pessoal e importante para você nos mínimos detalhes. Tente carregar na emoção, mostrando os sentimentos do personagem.
# 3- Depois inclua nisso os seus sentimentos e emoções. Use o que já viveu como um laboratório para ativar o que os personagens estão passando dentro da sua história.
# 4- Não censure nenhum sentimento. Deixe fluir para escrever e corte depois, se for o caso.
A escrita criativa precisa ser explícita, envolvente e, sobretudo, convencer o leitor a se irmanar com o que o personagem vive.
Anote isto
De segunda a sexta-feira você encontrará um artigo novo neste espaço sobre escrita criativa, literatura, filmes e livros em geral.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|