Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Como escrever um livro em 30 dias
Data de Publicação: 10 de março de 2021 20:44:00 Este é um grande desafio para qualquer escritor, mais ainda para aqueles que estão começando ainda na carreira e não estão prontos.
Uma publicação desse tipo tem em torno de 200 páginas em média. Isto corresponde a cerca de 50 mil palavras. Para vencer o desafio de escrever algo assim em 30 dias, é necessário ter muita disciplina e a história completa na cabeça.
Vários escritores em início de carreira me perguntaram em algumas oportunidades se é possível escrever um livro em 30 dias.
Bem, eu considero que seja possível sim.
De qualquer forma, é uma tarefa que vai depender muito do esforço pessoal e de o autor ter uma história completa na cabeça.
Costumo escrever a partir de um insight. Em geral não tenho a história completa. Gosto de seguir por ela como o leitor, sem saber o que vai acontecer. Evidentemente, tenho os eixos principais que dão a ideia e o final.
O que é totalmente variável é o desenvolvimento ou o miolo do livro.
Nessa parte gosto de viajar. Escrever o que vem na cabeça. Depois reviso e ajusto.
Por vezes, o desenvolvimento me fez criar um final totalmente diferente do que eu pretendia.
Essa dinâmica se parece muito com a novela. Na tevê, essa é uma obra aberta. Isto é, o autor escreve, a audiência se manifesta e ele muda a narrativa a partir do comportamento.
Como a novela reúne várias tramas ao mesmo tempo, a exemplo do romance, mas com uma quantidade maior, porque o autor tem de sustentar 40 personagens em média, é possível redirecionar a história a todo momento.
Bom, em relação ao livro padrão, o escritor que quiser realizar a produção inteira em 30 dias terá de se dispor a escrever muito.
Um cálculo que se faz para uma média (evidentemente, há livros menores e livros maiores) é de um total de 200 páginas.
Para escrever esse volume em 30 dias, o autor terá de produzir 1.667 palavras por dia. Ao final de um mês terá escrito 50 mil palavras.
O primeiro passo depois de estabelecer a meta é estruturar como ela será cumprida.
Aconselho criar uma tabela no excel com alguns detalhes do tipo, a meta do dia, o quanto ela representa no total e talvez quanto falta.
Aí a cada dia de escrita, o autor insere na tabela e o próprio excel calcula percentual e quanto falta (é só fazer as fórmulas).
Escrever 1.667 palavras não é uma tarefa simples. Esse volume equivale a um artigo de 10 mil caracteres em média, ou seja, de fôlego.
Mas antes de começar o desafio, estruture o livro de cabo a rabo para facilitar o trabalho.
Por exemplo, quantos capítulos pretende fazer, o que será contado em cada um. Você pode estabelecer que a escrita de cada dois dias constitua um capítulo, o que dará 15 ao final.
Uma possibilidade para facilitar o desenvolvimento é dividir os capítulos em cenas. Por exemplo, a chegada do assassino ao local do crime é uma cena. Como ela aconteceu e se desenrolou pode dar metade ou um terço das 1.667 palavras. Se escrever cada cena individualizada, a sua produção renderá.
Faça um resumo antes.
No capítulo 1, o personagem principal vai encontrar a mulher da sua vida, ficará sabendo que não pode ficar com ela porque ela é casada e será apresentado ao marido, que é uma pessoa violenta e que anda armado.
Pronto, você tem uma apresentação da história e as etapas para desenvolver.
Com base nesse resumo, você pode pegar cada cena e escrever em separado. Por exemplo, o personagem principal encontra a mulher da sua vida. Onde isto acontece? Como é o encontro? Quem eles são: o personagem principal e a mulher da vida dele? O que torna esse momento mágico e o que provoca nele?
Só as respostas a essas perguntas já rendem uma cena inteira do livro. Você pode definir, a partir do resumo, quanto escreverá de cada cena e depois disso partir para o trabalho.
É preciso ter disciplina para cumprir a meta diária e para repor nos outros dias quando isto não for possível por questões alheias a sua vontade, como uma doença ou um fato inesperado que o tire da frente do computador.
Além disso, ter a história fechada do que pretende contar e da forma como vai contar.
Se tudo isto estiver bem estruturado, o escritor conseguirá produzir o livro no prazo de 30 dias, vencendo o desafio, mas eu considero, pessoalmente, que seja melhor pensar em escrever o mesmo livro em três meses.
Desta forma, o escritor terá tempo para estruturar melhor a história e terá condições físicas para a produção. Digo isto porque estamos tratando de produção criativa e nem sempre as coisas acontecem como devem ser.
Produção criativa exige que o escritor esteja bem emocionalmente, que não tenha problemas graves para resolver fora o livro e que tenha dormido bem também.
Do contrário, não se consegue bons resultados e muito menos em tão pouco tempo.
Anote isto
De segunda a sexta-feira você encontrará um artigo novo neste espaço sobre escrita criativa, literatura, filmes e livros em geral.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|