Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Como divulgar mais o que você escreve
Data de Publicação: 1 de abril de 2021 21:32:00 PAPO COM O ESCRITOR - O autor deve usar as redes à disposição, que não custam e ampliam muito a sua abrangência como produtor cultural.
Redes disponíveis têm formatos e abrangências específicos, mas são gratuitas e ampliam muito o alcance do autor.
Todo escritor quer divulgar o que produziu para o maior número de pessoas possíveis.
Ninguém escreve para deixar na gaveta.
Divulgar, além de espalhar a sua produção, o ajuda a perceber caminhos, corrigir eventuais erros e a sentir a sua audiência.
O melhor meio para divulgar ainda é publicar um livro, mas não existe só ele.
A autopublicação, na qual o autor cuida de todo o processo em vez das editoras tradicionais, permitiu que fossem publicadas como e-books as produções menores que um livro.
Há escritores que divulgam contos por esse método utilizando a Amazon, por exemplo.
Existem ainda outros meios muito usados, como os audiobooks e os videobooks.
A rede social é outra grande devoradora de conteúdos literários hoje. Tanto que já existem os chamados escritores do Instagram.
Nessa rede, é possível mostrar textos de até 2200 caracteres, além de fotos-legendas, vídeos de 15 segundos e montagens com áudios, vídeos e imagens mesclados conforme o trabalho.
O facebook é outra plataforma bastante utilizada para a divulgação literária.
A rede comporta textos e vídeos maiores.
É possível lincar ainda com o youtube.
Apesar disso, o ideal é focar o trabalho na própria rede para ampliar a audiência.
O leitor não gosta de ter de sair de uma rede para ir a outra ou a um site para ver o trabalho. Se quiser divulgar outros canais, diga que eles existem, mas não mande o leitor para eles a fim de conhecer o seu trabalho completo lá.
Procure dar um conteúdo completo na rede onde está, mesmo que ele possa ser ainda mais complementado na outra rede ou site.
Não só no Instagram e facebook é possível mostrar os seus trabalhos literários.
Existe uma rede que vem sendo muito empregada nos últimos anos e que é um grande veículo para divulgar mais as suas produções.
Trata-se do Wattpad.
A rede foi criada por Allen Lau em 2006 com o objetivo de funcionar como uma rede social tradicional, onde leitores e escritores pudessem interagir diretamente pela plataforma.
Essa funcionalidade é o que faz o sucesso da rede, pois com comentários sucintos, mas de forma ilimitada, trocados entre escritores e leitores, criou-se uma comunidade autônoma.
Com mais de 90 milhões de usuários hoje, que permanecem ativos 23 bilhões de minutos por mês em média, a rede é uma das que mais crescem no segmento e nas interações.
É possível baixar o app para Android ou IOS, o acesso é gratuito e há um tratamento profissional para o escritor.
Ao fazer a sua inscrição, o escritor deve adicionar informações pessoais, foto e uma lista de leitura com indicações das suas preferências.
Para divulgar a sua obra, o escritor terá de escolher entre 21 gêneros literários disponíveis e definir até 25 tags, que são palavras-chave que traduzam a sua história e que servirão para ranquear o conteúdo e facilitar o acesso.
Por meio delas, a rede indica o seu texto para quem gosta mais do tipo de leitura que você faz.
Os algoritmos da plataforma fazem uma classificação a partir da maior visibilidade alcançada pela sua história junto aos leitores.
Um detalhe bastante interessante é que o escritor não precisa ter o seu livro pronto.
Ele pode publicar um capítulo atrás do outro à medida que forem ficando prontos.
Anote isto
De segunda a sexta-feira você encontrará um artigo novo neste espaço sobre escrita criativa, literatura, filmes e livros em geral.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|