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Como definir a persona para atrair leitores
Data de Publicação: 13 de dezembro de 2021 17:04:00 INSIGHT - Você pode criar um público fiel e numeroso para as suas publicações, desde que conheça o seu leitor e o que ele quer.
A experiência do conhecimento do público e das suas necessidades trouxe ao escritor a possibilidade palpável de sucesso.
Em marketing, muito se fala em definir uma persona e várias pessoas ficam com aquela cara de quem não entendeu nada.
Se você está nesse time, se aproxime mais e venha buscar informações.
Um escritor não pode escrever para si ou para alguém que ele goste apenas.
Quem não conhece o seu público, não vende e não se torna respeitado.
Mas, antes de falar como você chega lá, é importante explicar o que é uma persona.
O conceito foi criado em 1983 pelo designer e programador de softwares Alan Cooper, que queria entender como era o trabalho de uma gestora de projetos contratada por ele e como ela se sentia.
Persona nada mais é que um personagem semifictício, baseado em dados e comportamentos reais, que representa o cliente ideal de uma marca, de uma empresa ou, no nosso caso, de um leitor.
Ela também é conhecida como buyer persona ou avatar. A persona orienta a criação de conteúdo e o marketing digital.
Também permite que você saiba exatamente o que escrever. É claro que não é uma fórmula fechada e simples. Você recebe indicativos do que fazer e seu talento leva ao sucesso rapidamente.
Para chegar lá, reúna as principais características dos seus clientes ou leitores.
Aí comece a verificar as estratégias alinhadas ao seu público e que são capazes de atender as suas demandas.
Por exemplo, se o seu leitor gosta de histórias de fantasias, você deve trabalhar textos que entreguem esse material.
Na pesquisa para levantar as principais características do seu público, veja quem são as pessoas que leem o seu texto, com o que trabalham, o que fazem durante o dia, como se informam, quais são suas maiores necessidades e como trabalham tudo isto.
Com base nos dados, oriente a sua produção e a intensidade sobre como desenvolverá o seu trabalho.
Lembre-se sempre de que tudo o que fizer deve levar em conta o que o seu público quer e como ele vê o que ele quer.
Esse é o caminho mais reto para chegar ao sucesso de vendas e de público.
Informação complementar
Às segundas-feiras você encontrará um artigo novo neste espaço sobre insights profissionais.
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