Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Como criar um mundo fantástico na sua história
Data de Publicação: 11 de março de 2021 20:09:00 O trabalho do escritor precisa estar baseado na realidade que todos conhecemos para que o entendimento seja mais facilitado.
Para fazer ficção científica ou fantasia de modo geral, o escritor precisa ter em mente que os mundos fantásticos precisam ter relação com o mundo real e regras que estabeleçam uma organização, senão o leitor não se sentirá atraído.
Escrever sobre ficção científica ou fantasia de modo geral exige que o autor crie mundos próprios e nessa jornada reside um grande perigo.
O risco é de destoar muito da realidade.
Escapar da relação com o mundo que conhecemos é um passo para perder a consistência do que foi criado.
A regra número um para o escritor ao criar novos mundos é manter uma relação desse mundo fantástico com o mundo real.
Entram aí o estabelecimento de regras, a apresentação de como funciona e a criação de personagens que tenham detalhes parecidos com os humanos, nem que sejam muito esquisitos.
Se não fizer algo nessa linha, o autor poderá se perder ao longo da trama e criar figuras que sejam tão estranhas e tão distantes do que se conhece que não serão admiradas ou odiadas como deveriam para que a história faça sucesso.
Um exemplo disso aconteceu com uma aluna minha. Ela me disse que criou uma história na qual inventou um velho esquisito e ele era tão estranho e tão diferente que ninguém se afeiçoou a ele.
Quando me apresentou o personagem, a primeira coisa de que falamos foi sobre a falta de ligação com o que se conhece.
Ela queria que ele fosse muito estranho para chamar a atenção por essa estranheza.
Aos poucos fomos trabalhando o personagem e ele foi ganhando formas parecidas com as humanas e foi se tornando mais atraente.
O velho que criamos depois era baixinho (quase do tamanho das pernas dela, que tem um metro e setenta de altura). Ele também era corcunda, narigudo, barbado e usava um casaco grosso que ia até os pés, além de um gorro (daqueles de papai Noel, só que verde bem nítido).
O personagem ainda carregava um saco preto nas costas, usava uma bengala metálica e sapatos vermelhos com ponta de aço.
Pronto, estava criado um personagem que era estranho demais, mas que tinha uma relação com os seres humanos que conhecemos.
Ele poderia ser um homem com deficiência, poderia ser um duende, poderia ser um fantasma.
Mas no caso dela era um vilão sanguinário.
Enfim, o mundo fantástico exige que se tome cuidados desse tipo para segurar a história.
Abaixo vou dar algumas dicas para que o escritor que se aventurar por esse caminho saiba exatamente onde está pisando e aonde está indo.
Antes de mais nada, decida o tempo em que a sua história vai se passar. Se ela acontecerá hoje, em 2021, ou se se passará no passado ou ainda se acontecerá em pleno 2049, no futuro.
Essa definição já implicará na construção do mundo que cercará os seus personagens.
Crie uma timeline descrevendo quais os eventos que moldaram o mundo que você está criando como ele é agora. É preciso dar essa explicação para que o leitor consiga acompanhar a evolução para chegar ao que é hoje.
Depois defina quais são as regras que regem o seu mundo fantástico. Diga quais são os limites do que pode ser feito e do que não pode e quais as punições para quem desobedecer.
Dessa forma, você terá um quadro de ação já.
O personagem principal certamente infringirá as regras para conseguir algo que não estava ao seu alcance e assim terá de ser punido, mas terá também de fugir para evitar essa punição.
Outra definição importante é como é o governo, quem comanda, quem é autoridade nesse mundo fantástico. Quais são as relações de poder e quem pode destoar dessas definições.
Também mostre como são as crenças da sociedade, o que o povo que mora nesse mundo fantástico valoriza mais, como é o dia a dia desse mundo, como os habitantes moram, comem, trabalham, se divertem e como se tratam.
Fale do clima e de detalhes da natureza também que podem influenciá-lo.
Por último, ainda no terreno das influências que provocam mudanças, retrate a tecnologia, a comunicação, o transporte, o acesso à informação, as conquistas. Esses detalhes vão compor a evolução do mundo que você criou.
Ao final de tudo você terá um mundo semelhante ao nosso, mas com uma realidade fantástica, o que interessará mais ao leitor.
Anote isto
De segunda a sexta-feira você encontrará um artigo novo neste espaço sobre escrita criativa, literatura, filmes e livros em geral.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|