Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Como chamar atenção para o que escreve
Data de Publicação: 1 de fevereiro de 2021 19:41:00 Conseguir que o leitor se interesse pelo texto, comece a ler e fundamentalmente que vá até o final é uma tarefa constante do escritor.
Todo escritor quer ter meios de conquistar e prender o leitor para o que ele escreve. O segredo para chegar lá está na escolha das palavras e na forma que dá a elas dentro do contexto final.
Uma das perguntas que mais ouvimos em oficinas de escrita criativa é como despertar a atenção do leitor. A esse questionamento existem muitas respostas possíveis. Eu prefiro ir direto ao ponto. O mais importante na busca pela atenção para o seu texto é a escolha adequada das palavras.
A palavra é a matéria-prima mais importante para a produção textual e não importa se esse produto final será um texto literário ou um texto técnico. Se as palavras escolhidas, unidas em um contexto, não comunicarem a emoção necessária no texto literário ou a informação fundamental no texto técnico, nada acontecerá.
A atenção do leitor se prende a um interesse despertado por meio do ordenamento de palavras. Para emocionar em textos literários, use muitas palavras que descrevam a situação em detalhes. É o passo a passo carregado de suspense para se resolver um conflito que faz o leitor se envolver e dar atenção.
Para informar e ser claro em um texto técnico, use muitas palavras simples, que descrevam aquilo a que se reporta com termos que são do conhecimento da maioria da população. Use exemplos comparativos comuns na realidade dos cidadãos. Desta forma, a comunicação será sempre mais efetiva.
Um exemplo de texto literário que emociona, pela descrição dos detalhes que envolvem a mensagem que se quer passar, é o que escreveu Clive Staples Lewis no livro “Os quatro amores”. Reparem que o autor procura relatar sentimentos que são comuns, como dor, e que preocupam e tiram o sono de quem ama.
“Amar é sempre ser vulnerável. Ame qualquer coisa e certamente seu coração vai doer e talvez se partir. Se quiser ter a certeza de mantê-lo intacto, você não deve entregá-lo a ninguém, nem mesmo a um animal. Envolva-o cuidadosamente em seus hobbies e pequenos luxos, evite qualquer envolvimento, guarde-o na segurança do esquife de seu egoísmo. Mas nesse esquife – seguro, sem movimento, sem ar - ele vai mudar. Ele não vai se partir – vai tornar-se indestrutível, impenetrável, irredimível. A alternativa a uma tragédia ou pelo menos ao risco de uma tragédia é a condenação. O único lugar, além do céu, onde se pode estar perfeitamente a salvo de todos os riscos e perturbações do amor é o inferno”.
Já no texto abaixo, publicado na revista Veja São Paulo, ocorre uma descrição de fatos e consequências.
É claro que este texto também desperta emoções, mas a função primordial dele é transmitir informação. Observe que a escolha das palavras levou em conta a simplicidade. Trata-se de um relato de cenas que qualquer um pode ver se estiver no ponto de vista do autor e que causam indignação e cobram providências.
“Diariamente, duas horas antes da chegada do caminhão da Prefeitura, a gerência de uma das filiais do McDonald’s deposita na calçada dezenas de sacos plásticos recheados de papelão, isopor, restos de sanduíches. Isso acaba propiciando um lamentável banquete de mendigos. Dezenas deles vão ali revirar o material e acabam deixando os restos espalhados pelo calçadão”.
Portanto, a escolha das palavras e a forma como elas serão dispostas no conjunto dentro do contexto que se pretende, conforme o tipo de texto que será redigido, é o ponto de partida para despertar a atenção do leitor e para fazer com que ele se interesse em ler, que leia o início e que vá até o fim.
Anote isto
De segunda a sexta-feira você encontrará um artigo novo neste espaço sobre literatura, escrita criativa ou livros.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|