Combate à violência exige mais ação

10 de julho de 2021

Combate à violência exige mais ação

Data de Publicação: 10 de julho de 2021 19:28:00 Governo do Estado falha no controle da violência em Salto, sobretudo nesse período de pandemia pelo qual passamos atualmente.

Compartilhe este conteúdo:

 

É preciso ter uma ação mais direta e efetiva para reduzir os números das estatísticas de crimes registrados em Salto.

 

 

As forças de segurança de Salto precisam intensificar as ações de combate à violência na cidade. Os números apresentados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública são alarmantes, sobretudo neste período de pandemia, quando as vulnerabilidades estão mais em evidência. É necessário que haja uma preocupação maior com a preservação da vida em todos os momentos.

O aumento de casos de violência que mais chama a atenção é quanto às ocorrências envolvendo estupros, principalmente dos chamados vulneráveis, que são os menores de 14 anos. Os dados do governo do Estado apontam para um crescimento substancial do número de crimes cometidos neste ano. Neste ano foram 20 ocorrências contra sete do mesmo período do ano passado.

O que chama a atenção é que os casos envolvendo vulneráveis foram 4 no ano passado e neste ano saltaram para 14. Todo estupro é uma violência absurda que precisa ser banida do cotidiano das pessoas, mas os que envolvem menores são ainda mais traumáticos e com mais repercussões. Uma criança agredida dessa forma cresce totalmente desajustada com reflexos perenes.

Os estupros em geral são praticados por pessoas próximas, normalmente o pai, irmãos, primos. Com a pandemia essa possibilidade aumentou sobremaneira, já que a convivência forçada levou a uma redução das possibilidades de fuga da vítima e a crise toda gerada pelo risco de contaminação amplia esse problema. É urgente uma intervenção das autoridades.

É claro que não se vai evitar a prática do crime com um rigor maior das forças de segurança, mas a sensação de impunidade incentiva as ocorrências. Exemplos calam fundo nos agressores, sobretudo quando ocorrem punições severas. É preciso criar nos potenciais agressores o terror que eles causam nas vítimas quando as ameaça ou as encurrala para a prática dessa ação danosa.

Mas não foram só os crimes de estupro que aumentaram. Cresceram também os casos de homicídios e de homicídios culposos por acidentes de trânsito. De acordo com os dados, Salto registrou 5 casos de homicídios desde o início do ano e não houve nenhum caso no ano passado. Neste ano ainda houve um feminicídio, que é quando a vítima morre pelo fato de ser mulher.

As mortes por acidentes de trânsito também tiveram um crescimento assustador. Foram 6 casos em 2021 contra nenhum em 2020. No trânsito, é preciso, mais do que em qualquer outro lugar, calma e preocupação com a vida. Muita gente dirige como se fosse salvar alguém de uma encrenca. Só que são essas pessoas que se metem em encrenca e das boas encrencas.

Isso tem de mudar.

 

 

Informação complementar

Este artigo foi publicado também na seção Opinião do jornal Taperá, de Salto, de 10/07/2021.

Imagem da Galeria As autoridades precisam tomar providências imediatas
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário
 (19) 97823-9494
 contato@eloydeoliveira.com.br