Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Cinco dicas para melhorar o seu texto
Data de Publicação: 31 de maio de 2021 14:36:00 As duas principais formas de melhorar o que se escreve é praticando todo dia de forma organizada e progressiva e lendo muito sempre.
As principais sugestões são buscar a clareza sempre, pois todo leitor quer entender o que lê na primeira vez quer ler.
Quem lê os grandes autores nacionais ou estrangeiros deve achar que escrever não é para qualquer um e que exige algum dom.
Se você pensa assim, está errado.
Escrever é um processo criativo, mas extremamente simples e fácil de aprender.
Existem técnicas para gerar bons conteúdos.
Só que o que faz a diferença realmente é a prática constante e a leitura intensa.
Por que digo isto?
Porque quem não pratica não aprende os detalhes do processo, não consegue detectar as dificuldades mais comuns e nem encontrar soluções mais fáceis para o que mais acontece.
Da mesma forma que quem não lê, não escreve porque não se familiariza.
Se você lê os grandes autores, procure saber da rotina deles e vai aprender que todos eles ou a grande maioria não passa um dia sem escrever alguma coisa, nem que seja só uma anotação.
Profissionais da escrita, que trabalham com a escrita técnica ou jornalística, sabem bem o que é a prática constante de todo dia.
Jornalistas não passam um dia sem escrever.
Alguns poderão dizer que jornalistas não produzem textos literários, por isso escrevem sempre e sem tanta dificuldade.
Esses entendem que os textos criativos exigem inspiração e esta nem sempre está presente, o que torna a vida do escritor mais difícil que a do profissional de conteúdo.
Ledo engano.
Tanto os profissionais de textos jornalísticos ou técnicos quanto os de textos criativos podem produzir diariamente sem inspiração.
A inspiração é um lampejo que surge para nos dar uma ideia de história, mas sem ela produzimos histórias do mesmo jeito.
Para quem acha isto difícil, saiba que quanto mais se escreve, mais ideias surgem.
A regra é uma só: todos os dias o escritor deve se sentar à frente do computador e redigir um texto criativo. Pode ser um romance, um conto, uma crônica, um poema ou mesmo uma frase.
Mas algo tem de ser produzido.
Essa rotina vai criar o hábito de escrever e vai desenvolver a mente criativa do autor.
No final de um mês produzindo textos, o autor terá mais facilidade para ter ideias, escrever e dominar conteúdos de qualquer espécie.
O que contribui sensivelmente para isto também é a leitura. O autor deve ler sempre. Não é só ler livros, romances, histórias poderosas. Não, o escritor deve ler de tudo.
Toda leitura proporcionar cognição neural na mente do escritor e essa cognição vai ajudá-lo a produzir conteúdos criativos.
O autor deve ler de tudo, porque a escrita criativa é o desenvolvimento de uma habilidade de raciocínio, cujo objetivo é expressar uma ideia de forma cativante, inovadora e eloquente.
Se o escritor ler com olhos de leitor cada texto que ver, sugando os detalhes, a forma e a técnica, fatalmente terá condições de fazer algo igual ou ainda melhor no seu texto.
Produzir um texto cativante significa que o escritor deve criar uma trama capaz de fugir dos lugares comuns, que tenha empatia com o leitor e que seja aquilo que o leitor espera ver.
Só assim ele prenderá a atenção.
Abaixo, vou passar cinco dicas para ajudar o jovem escritor a melhorar o seu texto.
Afora as dicas essenciais acima de escrever sempre e de ler muito, você pode colocar em prática mais essas cinco abaixo.
# 1 – Foque na escrita.
Ninguém consegue produzir algo bom, sobretudo na escrita criativa se não tiver foco.
Esqueça o celular, as redes sociais e o resto da casa e todos os seus sons.
# 2 – Escreva frases curtas.
Poucos autores de sucesso escrevem frases longas e por uma razão simples: as pessoas preferem ler e entender de primeira.
Uma frase longa dificulta o entendimento e exige mais atenção, o que só se justifica se for o ponto alto da sua história.
Se você está apenas fazendo a apresentação dos personagens e já exige do leitor que releia a sua frase, vai cansá-lo muito rapidamente.
Uma boa dica é usar o twitter como modelo.
O número de caracteres que a rede aceita é o ideal para uma frase curta.
# 3 – Escreva frases positivas.
O que significa isso?
Por exemplo, você está falando de um serviço, produto, objetivo ou fato. Pois bem, então diga o que ele é e não o que ele não é.
Alguns autores escrevem o contrário.
Tipo: o posto de gasolina não atenderá aos sábados e domingos. Em vez disso, diga que o posto atenderá de segunda a sexta-feira.
Fica mais fácil para o leitor entender em quais dias o posto funcionará efetivamente.
# 4 – Use sempre a voz ativa.
Escrever mostrando o que aconteceu torna o texto mais cansativo.
Quando você diz que o barco foi conduzido pelo capitão experiente da baia da Guanabara, está dando voltas e isto atrapalha o leitor.
Melhor seria dizer o capitão experiente da baía da Guanabara conduziu o barco.
# 5 – Tem um banco de informação.
Quando ler os grandes autores nacionais ou internacionais anote as boas ideias que eles trazem. Uma boa abertura de texto, uma palavra especial, uma frase ou uma cena.
Não importa: guarde e use depois.
É claro que não poderá usar da mesma forma, mas use a ideia, aprenda com quem sabe fazer.
Anote isto
Às segundas, quartas e sextas você encontrará um artigo novo neste espaço sobre escrita criativa.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|