Bons líderes são os que motivam equipes

16 de julho de 2021

Bons líderes são os que motivam equipes

Data de Publicação: 16 de julho de 2021 16:37:00 SANGUE QUENTE - Colaboradores que não são respeitados nem ouvidos nunca vão ser entusiasmados com o trabalho e muito menos com os resultados.

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O que garante a energia para uma equipe enfrentar todos os desafios que tiver é a valorização e o respeito do chefe.

 

 

- Você foi o melhor chefe que eu já tive, me disse certa vez uma ex-colaboradora.

Fiquei lisonjeado.

Sei que não é fácil ser lembrado por boas atitudes quando se é chefe.

Em geral, os colaboradores procuram excluir o chefe de tudo e muitas vezes o acham chato ou insensível.

Felizmente, sempre tive bons feedbacks dos meus colaboradores.

Mais que isto: até hoje recebo elogios, pedidos para que volte e testemunhos.

Elogio em boca própria é vitupério, diz o ditado português, mas não vejo como retratar isto de outra maneira.

Não quero dizer que fui um bom gestor para todos os meus colaboradores ou que nunca cometi erros nessa função.

Sou normal, como qualquer líder.

Os erros sempre vão existir.

O que não podemos nunca é não aprender com eles, pois os erros são as lições gratuitas que a vida nos dá.

Estou abordando essa questão do relacionamento com a equipe, porque recebi recentemente uma reclamação de um grupo de ex-colaboradores, que trabalharam comigo, contra a atual gestora.

A mulher que entrou em meu lugar em uma empresa, onde fui gestor por alguns anos, é odiada pela equipe.

Achei estranha a reclamação em princípio, pois conheço a pessoa e sei que ela se dedica muito ao trabalho.

Como estávamos apenas conversando, quis saber mais desse grupo sobre o comportamento da minha sucessora.

Encontrei no relato desses funcionários a razão para o sentimento que demonstraram: ela não faz, ao menos eles me disseram, absolutamente nada do que um bom líder faria e que deve realmente fazer.

Começo pela falta de empatia com a equipe sob todos os aspectos.

A minha sucessora disse a todos que eles têm horário para entrar, mas não para sair.

Não libera qualquer benefício para os funcionários e encara faltas ou atrasos como motivos para punições que ela cria.

Por isso, não me espantou mais ouvir que a odeiam e que, se pudessem, fariam tudo para tirá-la da função urgentemente,

Outra falha lamentável é não reconhecer o trabalho bem-feito, o esforço do colaborador e sugestões para melhorar o trabalho.

Minha sucessora também não aceita reclamações sobre equipamentos. Diz que se tem de trabalhar com o que se tem.

Eu acho muito ruim que alguém prefira trabalhar dessa maneira. Afinal, as pessoas que trabalham conosco são pessoas como nós e têm necessidades como nós.

O feedback é fundamental.

O funcionário precisa saber como está indo para corrigir erros e potencializar acertos. Também precisa saber que o chefe entende quando ele precisa de apoio.

Quem não pode contar com o chefe, trabalha estressado e comete mais erros.

Além disso, não tem iniciativa.

A escravização do trabalho tolhe completamente a criatividade e a inspiração.

Sou totalmente contra quem não respeita o funcionário, ouvindo-o e valorizando-o.

Sempre procurei agir no sentido de ter amigos, ter parceiros, ter colaboradores de fato trabalhando comigo.

Uma vez uma funcionária acudiu a mãe que teve um problema de saúde. Depois, a mulher precisou da assistência da filha. Não tinha mais ninguém. É claro que ela trouxe atestado, mas eu a tranquilizei sobre a importância de cuidar da mãe.

Ela ficou afastada o tempo necessário para que a mãe voltasse ao normal.

O que isto significou para essa funcionária não tem preço e não tem pagamento.

Outra eu coloquei no lugar de uma colega que saía de férias para que ela ganhasse o salário da outra no período.

Poderia ter colocado outra funcionária de salário igual para reduzir a despesa da empresa, mas, em vez disso, dei uma oportunidade para que a funcionária beneficiada aprendesse o outro serviço.

Com o ganho a mais, ela pode dar entrada em uma casa com a qual tanto sonhava.

Vejam como é importante participar da vida dos seus colaboradores, reconhecer sonhos e ajudar a realizá-los.

E os casos são muitos.

Não é a toa que recebo feedbacks até hoje como relatei acima.

Considero que fiz boas gestões com essas pessoas e que ganhei experiência em lidar com elas, sem contar que os resultados que obtive ultrapassam as expectativas.

Ser líder é muito mais que mandar.

 

 

Informação complementar

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Imagem da Galeria Equipes motivadas são aquelas que são respeitadas, ouvidas e incentivadas
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