Autopublicação é saída para os novos

18 de janeiro de 2021

Autopublicação é saída para os novos

Data de Publicação: 18 de janeiro de 2021 16:15:00 Escritores iniciantes apostam em produção independente para levar as suas obras aos leitores com menos custos e maior retorno.

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Os escritores iniciantes conseguem publicar mais rapidamente os seus livros que no passado graças às plataformas gratuitas, mas é necessário produzir conforme o mercado para evitar o encalhe de vendas.

 

 

Mais do que publicar um livro, é preciso encontrar leitores para esse texto. Esse é o grande desafio dos novos escritores hoje. Antigamente, quem tinha talento escrevia uma história e uma editora se interessava, produzia e vendia o livro. Hoje, a maioria parte da autopublicação e aí é o autor quem tem de vender.

Mas não desanime com essa informação. Existem muitos meios de vender atualmente, que não existiam antes. Os novos escritores devem apostar bastante nas redes sociais. Não só as deles próprios, como também as de grupos de leitores. Existem grupos no whatsapp, no facebook, no twitter e no instagram que ajudam bastante na hora de divulgar. Há ainda parcerias com editoras.

Antes de pensar nas vendas, os novos escritores precisam se dedicar a produzir a sua história. Muitos acham que o autor é dono do que escreve e que, por isso, faz o que quer. Na verdade, não é bem assim. O mercado é disputadíssimo. Então, se quem escreve só se preocupar em se contentar, não vai vender. Assim, o autor deve preparar um livro que o mercado esteja consumindo.

Se você não está muito por dentro do que o mercado está procurando, faça pesquisas. Ouça profissionais que atuam nessa área. Peça para eles opinarem sobre a sua ideia original ou o seu texto pronto. Amigos também podem ajudar nisso. Ouvir a opinião de outras pessoas tem dois resultados específicos fundamentais: você testa o produto na prática e corrige eventuais desvios.

Outra etapa importante para os novos autores ou aqueles que desejam fazer a autopublicação é a contratação de alguém para fazer uma revisão ou a análise crítica da obra. O autor sempre tende a achar que não tem erros e que o texto está muito claro. Nem sempre é isto o que se observa ao ler o produto final. É que somos entusiastas do que estamos fazendo e não queremos ver problemas. Eles podem existir em quaisquer das etapas. Ninguém é autossuficiente ao ponto de não precisar de ajuda.

Também é bom, se houver recursos para isso, que o escritor contrate um profissional para cuidar da formatação do livro. Um designer gráfico pode dar uma cara para a sua obra que você jamais daria. Principalmente se a publicação incluir o livro físico, ter uma boa capa que capture o leitor ou ter uma boa apresentação são fatores decisivos para lerem ou não o que você escreveu. E de novo é preciso ver o que o mercado está pedindo.

Quando todas essas fases já tiverem passado, é hora de escolher uma plataforma de publicação. Existem várias por aí, mas vou citar aqui pelo menos três muito conhecidas e que, inclusive, algumas têm templates prontos para a autopublicação, isto é, elas têm modelos que podem ser utilizados, poupando mais recursos ainda. É bem verdade que o autor precisa conhecê-los em detalhe para poder fazer um bom uso ou então vai patinar nessa etapa.

A plataforma mais conhecida é a Amazon. Ela tem o Kindle Direct Publishing (https://kdp.amazon.com/pt_BR). As publicações por essa ferramenta são gratuitas para ebooks e impressos. O autor terá de pagar só quando vender o livro. Serão 70% de royalties. Considere que as vendas são feitas pela Amazon e atingem o mundo todo. A popularidade dessa plataforma está nesse quesito, já que tira das costas do autor a necessidade de vender.

Outra famosa na área é o Clube de Autores (https://clubedeautores.com.br/). A publicação por meio dela é gratuita, mas o autor tem de apresentar o livro formatado. A plataforma até oferece os serviços profissionais como capa, diagramação, revisão e ilustração, no entanto eles são caros. A vantagem é que disponibilizam em lojas parceiras como Estante Virtual, Cultura, Saraiva e Americanas, com royalties variáveis.

Por último sugiro a plataforma da Saraiva, que conta até com um manual para jovens escritores, onde se dá dicas importantes. O Publique-se (https://www.saraiva.com.br/publique-se) ajuda bem. A editora Saraiva, uma das maiores do país, notou que boa parte dos escritores que financia com essa plataforma deu certo. Isto é um bom sinal para quem está começando e está ainda cheio de dúvidas. Mas é importante não deixar de notar que o público da Saraiva é um público específico. Portanto, olhe o mercado.

Se for fazer fora dessas plataformas e mesmo com elas, cuide muito bem da capa, sobretudo se for um livro físico. A capa é o que faz o leitor gostar de cara do seu livro. É lógico que o título também é fundamental. Todavia ele está dentro da capa. Portanto, atenção a isso para não se frustrar com um encalhe de vendas.

 

 

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Imagem da Galeria Publicação de ebooks é a que mais sai pelos custos baixos
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