Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Aprenda a organizar o seu livro para o leitor
Data de Publicação: 4 de junho de 2021 17:05:00 Divida a sua história por partes para dar sentido e direção a ela e para que quem vai lê-la consiga entender mais facilmente.
O seu trabalho precisa de uma separação por atos, capítulos, cenas e beats para que quem vai ler consiga entender.
A nossa mente se distribui em etapas.
Tudo o que vemos, conhecemos ou ficamos sabendo é colocado em grupos de informação.
A razão disso é orientar o acesso.
Imagine, se a cada solicitação que fizesse, a sua mente tivesse de tirar dados de uma montanha geral até achar o que procurava.
Seria uma dificuldade tamanha.
Mas toda vez que procura algo, a mente vai acessar um grupo de informações relacionadas ao que procura e fatalmente achará.
Assim são registradas todas as nossas histórias de vida, boas ou más.
Se a mente é assim, por que um livro seria diferente, não é mesmo?
Os livros frutos de escrita criativa trazem múltiplas histórias. Por isso, eles precisam estar organizados para que o leitor possa entender a ordem dos fatos e os núcleos a que se referem.
Uma forma de organizar é dividir a sua história por capítulos. Um livro pode ter dezenas de capítulos e os capítulos ficarão dentro de uma outra divisão, que compreende uma parte maior. Esses são os atos.
A história, necessariamente, é dividida em três atos distintos e importantes: o início, onde mostramos o personagem e sua vida até acontecer alguma coisa que muda tudo, ou seja, quando ele cai em um buraco; o meio, que é quando o personagem tenta sair do buraco ou se adaptar e viver no buraco; e o final, onde ocorre a virada e são mostradas as soluções para os problemas criados no início da história.
Esses são os grandes atos.
Dentro deles, dividimos os capítulos, que são um conjunto de cenas. Cada cena é um conjunto de ações e reações do personagem. Dentro das cenas temos ainda os beats, que constituem o menor elemento da história. Cada beat compreende uma ação e uma reação.
Então uma história começa com uma ação e continua por meio de uma reação.
O meu personagem é funcionário de uma fazenda. Ele coleta o leite de dezenas de vacas. Só que as vacas não estão recebendo ração no nível da sua necessidade para essa produção.
Por causa disso, o meu personagem resolve parar a produção para obrigar os donos da fazenda a comprarem a ração.
Essa atitude faz com que os donos o demitam.
Pronto já temos um início de história e o primeiro conflito. A partir disso, acontece outra ação e reação. Assim a história segue.
A organização por atos, capítulos, cenas e beats faz com que cada pedaço da história possa ser entendido completamente.
Não espere mais: pegue a sua história e faça a organização de tudo para que o leitor entenda e siga até o final quando tudo se resolve.
Informação complementar
Às segundas, quartas e sextas você encontrará um artigo novo sobre escrita criativa neste espaço.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|