Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
5 dicas de livros para quem quer ser escritor
Data de Publicação: 9 de fevereiro de 2021 21:42:00 Para escrever bem é preciso ler muito e todo tipo de leitura, mas há livros técnicos também muito importantes.
Aprenda com os grandes mestres da arte da escrita criativa. Neste guia de cinco livros que vão fazer a diferença para você na hora de escrever, separei obras para não perder tempo. Aproveite.
Gostar de escrever não é tudo para quem ainda está começando. É preciso adicionar a isso uma boa dose de técnicas.
Para ajudar quem está nessa jornada reuni cinco dicas de livros que podem ajudar a quem quer se tornar um escritor a conhecer o que mais se requisita nessa área no momento.
Conhecimento nunca é demais.
O ideal é fazer um curso de escrita criativa como o que oferecemos aqui neste espaço ou como existem diversos no mercado, mas, se você achar que ainda não é o momento, leia esses livros abaixo e já terá uma boa base.
A diferença dos cursos para os livros que reúnem técnicas é que estes últimos exigem um esforço maior do aluno para aprender sozinho e nem sempre conta com exemplos.
Outra diferença básica é que os livros ensinam as técnicas, mas não discutem a sua realidade, que pode ter reflexos diretos na sua condição de se tornar um escritor.
Já nos cursos é possível ir além da técnica e adaptar os conhecimentos ao aluno.
Por exemplo, uma escritora recém-lançada não podia escrever com liberdade por viver na casa dos pais e eles não concordarem que ela se tornasse uma escritora de verdade um dia.
Na orientação, fiz um teste para saber se ela realmente queria ser escritora.
Esse teste é feito com uma série de perguntas capazes de definir o perfil de quem responde, ao mesmo tempo oferece ao examinador uma ampla gama daquilo que realmente importa para o entrevistado.
Ao final, percebi que ser escritora era realmente o que essa aluna desejava.
A partir disso, começamos a trabalhar como introduzir a profissão sem causar melindres na família e nem um eventual confronto.
A aluna acabou se tornando escritora.
Bem, mas vamos às dicas de livros para ajudar quem está começando.
O primeiro da minha lista é: “A arte de escrever bem”, de Dad Squarisi e Arlete Salvador. O livro trata de todo tipo de escrita. Vai desde mensagens de correio eletrônico até um livro. O detalhe é que as autoras têm um texto impecável, agradável e atual.
Além disso, as dicas são bem-humoradas.
Segundo da lista: “Ler, pensar e escrever”, de Gabriel Perissé. O autor propõe ao leitor neste livro literalmente o exercício de ler, pensar e escrever. Ou seja, a rotina que vai acompanhar qualquer escritor. E ele diz que é isso o que aperfeiçoa a qualquer um intelectual e profissionalmente.
Vale a pena por despertar o prazer de ler.
Terceiro livro: “Para falar e escrever melhor o português”, de Adriano da Gama Kury. Outro livro muito bem-humorado que usa o estilo único e a longa experiência didática do autor. Ele brinca com o leitor com títulos como “O hífen – tracinho trapalhão”, “No princípio era o verbo” e “O imperativo sempre manda”.
O interessante deste livro é que o autor trabalha etapas importantes, como a acentuação, o emprego de maiúsculas, a regência e a concordância. É um manual.
Quarta dica: “Escrita Criativa – Da ideia ao texto”, de Rubens Marchioni. O leitor tem aqui outro manual com dicas sobre como começar um texto e como obter conteúdo para a sua produção. Este livro alia dicas e pensamentos de grandes mentes criativas de diferentes áreas. O objetivo é tratar o leitor como autor, um colega que receberá algumas dicas.
O último da lista é “Truques da escrita”, de Howard S. Becker. Este livro trata dos vícios que impactam tanto a escrita. Ele foi escrito pensando no aluno que vive sob pressão e que precisa vencer barreiras. É o caso dos vestibulares, dos prazos, da tentativa de arranjar um emprego. Em tudo isso a escrita é fundamental e pode melhorar as chances.
O experiente sociólogo Howard S. Becker, conhecido por seu estilo informal e simples, transmite muitos truques da escrita no livro.
Não perca essa oportunidade.
Para aprender a escrever, como diz no livro de Becker, respire fundo e escreva. Revise. Repita. O processo nem sempre é fácil, mas é possível, é viável e é prazeroso. Acredite.
Anote isto
De segunda a sexta-feira você encontrará um artigo novo neste espaço sobre escrita criativa, literatura, filmes e livros em geral.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|